Escola Municipal Pio X supera desfalques e derrota Escola Nova no futsal
Clique para ampliar

Ninguém discorda de que vencer é bom. Mas há quem diga que a melhor vitória é na superação. Seguindo essa lógica, a equipe feminina de Futsal da categoria sub-15 não federada da Escola Municipal Pio X, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, teve motivos de sobra para comemorar no primeiro dia de disputa da modalidade no 34ª Intercolegial, realizado no Colégio Brigadeiro Newton Braga, da Ilha do Governador. 

Por motivos médicos, o grupo tinha apenas cinco atletas, número exato necessário entrar em campo. Além de não ter condições de fazer substituições, ainda foi necessário fazer improvisações na equipe.  As guerreiras do Pio X superaram o cansaço e passaram por cima de tudo para vencer a Escola Nova, da Gávea, Zona Sul do Rio, pelo placar de 2 a 1. 

- Foi uma vitória muito sofrida, nem me fale! Nós viemos sem banco (de reservas) porque duas atletas pegaram Chikungunya e não puderam vir. Precisei improvisar uma menina na defesa, outra no ataque... Mas no final deu certo. Elas estão de parabéns, se superaram, tiveram de atuar os 40 minutos de jogo sabendo que não teriam substituição e que não poderiam fazer nada de errado porque não podiam sequer levar um cartão vermelho, pois ficaríamos com uma a menos. Não dava para sentir dor, cansaço, nada! Era só o sangue e o suor ali dentro para a gente ganhar e poder avançar no Inter - destacou a professora Carla Xavier.

Se engana quem acha que a história de superação do Pio X para por aí. Carla conta que a luta pelo esporte na escola, como é rotina na rede pública, é diária e destaca que os educadores utilizam o tempo livre que teriam para incentivar os alunos a praticarem as modalidades.

- Na escola municipal regular é preciso executar o projeto por amor. Os professores tiram a hora vaga deles, no nosso caso, meu e da professora Monica, ficamos na nossa hora do almoço com as crianças. Tentamos reunir a garotada mais ou menos uma vez por semana e essas meninas do futsal foram reunidas há pouquíssimo tempo. É realmente uma superação delas e é uma doação de nós também, porque se não fosse a disposição que a gente tem de deixar de almoçar pra ficar com eles, não teríamos esporte na escola. E hoje temos todas as modalidades - afirma.

Com todas estas vitórias, não se pode duvidar de conquistas da Escola Municipal Pio X em modalidades do Intercolegial e até mesmo do título no geral.





Voltar