“Missão dada é missão cumprida.” Esta frase impactante, associada aos policiais do Bope, foi eternizada no filme “Tropa de Elite”, campeão de bilheteria do cinema brasileiro. Após nove anos ausente do futsal do Intercolegial, o Sistema Elite de Ensino, inscrito pela unidade da Tijuca, estreou inspirado neste bordão. E deu certo, pois a equipe da categoria sub-15 não federado masculino venceu por 7 a 0 o Centro Educacional Estrela Dalva, de Irajá, no ginásio do Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador.
O placar não traduz a dificuldade que o Sistema Elite enfrentou. Os meninos entraram em quadra pressionados. Afinal, o Estrela Dalva, seu adversário na estreia, contou com grande número de torcedores, que carregavam faixas e chocalhos bem parecidos com a caxirola, instrumento criado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A “Tropa de Elite”, no entanto, não “pediu para sair” e foi precisa.
– A missão foi dada e cumprida. Vamos tentar completá-la e vencer o Intercolegial – brincou Bruno Carvalho, professor do Sistema Elite há dez anos.
A escola não disputava o Intercolegial há nove anos. Até por isso, havia um clima de apreensão no ar para saber como o time se comportaria dentro das quatro linhas.
– Retornamos neste ano. Há muito tempo não disputávamos. Vencemos bem na primeira fase e vamos com tudo – completou o professor.
Ainda pela sub-15 não federado masculino, o Percepção, de Irajá, venceu o Apolo 12, de Santa Cruz, por 6 a 2. Já o Cruzeiro, de Jacarepaguá, superou por 9 a 0 o Centro Educacional Meireles Macedo, de Guaratiba. Encerrando as partidas da categoria, o GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, derrotou por 7 a 2 o Imaculado Coração de Maria, do Méier.
– Na verdade, treinamos num campo de grama sintética da nossa escola. Mas contamos com bons atletas, que tiveram boa atuação na estreia do futsal. Estamos disputando a modalidade pela primeira vez – conta Rodrigo France, técnico do Juan Samaranch.
Pelo sub-18 não federado masculino, o Percepção voltou a vencer ao marcar 3 a 1 no Instituto Martin Luther King, de São João de Meriti. No último jogo da primeira rodada, o Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho, de Pilares, surpreendeu o time da casa, o Brigadeiro Newton Braga, com placar de 6 a 1.
FOTO: ARI GOMES