O núcleo esportivo de Padre Miguel
Pela quinta rodada do futsal, realizada no ginásio do Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, a Escola Minicipal José Maria Bello perdeu de 16 a 0 para o Centro Educacional Albert Einstein, de Nova Iguaçu, na categoria Sub 15 Não Federada Feminina. Já o Centro Educacional Elpídio da Silva, na Sub 18 Federada Feminina, foi derrotado por 6 a 0 pelo Colégio Estadual Frederico de Azevedo, de São Gonçalo. Mas nada desmotiva o trabalho realizado pelo professor Egnaldo Guedes.
Há mais de dez anos, Egnaldo une esporte e educação na formação das crianças e adolescentes no bairro de Padre Miguel, situado na Zona Oeste.
O projeto iniciou-se na Escola Municipal e depois foi implementado no Centro Educacional, como conta Egnaldo.
- Primeiro comecei no Maria Bello com outros dois professores, pois não era formado na época. Fomos campeões dos Jogos Municipais em 1999, tornando-se a única escola da região até agora a ganhar o campeonato - recorda Egnaldo.
Em 2005, o professor se formou em Educação Física e começou o trabalho no Elpídio da Silva, com um outro tipo de método.
- No Elpídio, podemos usar a metodologia de bolsa para capitanear atletas, além de termos um ensino de melhor qualidade por ser uma escola privada. No futsal, por exemplo, cinco atletas têm bolsa de estudo. E sempre entramos nas modalidades do Inter buscando títulos - afirma o professor.
Agora educador nos dois colégios, Egnaldo faz intercâmbio de alunos entre eles. Principalmente pelo fato da Maria Bello ir até o Ensino Fundamental e o Elpídio da Silva ter o Ensino Médio.
- As atletas do Maria Bello que vejo que têm capacidade de crescer esportivamente eu indico para o Elpídio, no sistema de bolsa, já muitas não têm a condição de pagar a mensalidade. Isso facilita bastante meu projeto de implementar a cultura esportiva na região, em parceria com a parte social, para aprimorar a educação dos meninos - disse Egnaldo.
Voltar