Um dos favoritos na categoria federado masculino, o aluno do CEM (Colégio e Curso Centro Educacional Mingozzi), do Engenho de Dentro, Miguel Ângelo Alvarenga de Carvalho confirmou seu status e ficou com o ouro, em uma das disputas mais equilibradas da modalidade no xadrez do Intercolegial 30 anos.
Primeiro colocado no ranking do estado do Rio de Janeiro, Miguel Ângelo joga xadrez desde os 11 anos de idade. Apesar de novo, o menino já viajou bastante por conta do esporte, participando do Mundial de 2011, em Caldas Novas (GO,) e do Sul-Americano, no Peru, em 2010.
– O Mundial foi bem forte. Muito bom pela parte técnica e também pelas trocas culturais durante a competição. Pude perceber que eles se esforçam bastante e recebem mais incentivo do que no Brasil – disse o enxadrista, de 15 anos, federado pelo Tijuca Tênis Clube.
Apesar de tanta dedicação, o jogador garante ter tempo para se divertir e afirma que o xadrez, ao contrário do preconceito, pode ser um esporte bem divertido para os jovens.
– Eu consigo ter uma vida social boa. Faço os deveres do colégio, mas também entro no facebook e também jogo pela internet. O jogo é legal, dinâmico e para todas as idades. Também é um esporte que mexe com emoções e surpreende com lances imprevisíveis, que são os melhores – comentou.
Foto: Ari Gomes