Três escolas da Zona Oeste faturam títulos no futsal 2014
Clique para ampliar

Três escolas da Zona Oeste conquistaram títulos no futsal do 32º Intercolegial Oi Galera/O GLOBO, cujas finais foram disputadas no ginásio do Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador. Escola Municipal José Maria Bello, de Padre Miguel, João Paulo I, de Bangu, e São Lucas, de Santa Cruz, sagraram-se campeões.

José Maria Bello e João Paulo I repetiram as campanhas do ano passado e voltaram a ganhar troféus nas categorias sub-13 não federado feminino e sub-15 não federado masculino, respectivamente.

Única remanescente do time do Maria Bello, vencedor em 2013, Maisa Trajano estava com as duas medalhas de ouro e aproveitou para homenagear seu pai, falecido há um mês.

– Ele sempre disse que se eu tivesse um sonho, para eu ir atrás dele. Seus conselhos me ajudaram muito. Dedico este título ao meu pai – conta Maisa.

Assim como sua pupila, Egnaldo Guedes é um exemplo de dedicação. Ele se multiplica para que não só a Maria Bello, mas também o Elpídio da Silva, do mesmo bairro, conquistem títulos do Intercolegial. O professor se derramou em elogios a sua aluna.

– Ela é minha capitã e merecia muito esse ouro, é a única que ganhou dois títulos. Uma guerreira. Perdeu o pai e está conosco. Tenho muito orgulho dela – afirma o professor da escola da rede pública de Padre Miguel, que venceu por 2 a 1 o Brasil Croácia, de Senador Camará, na final.

Para chegar ao título, o João Paulo I derrotou por 8 a 4 o Apollo 12, de Santa Cruz, na decisão. A escola de Bangu também ficou com o bronze da sub-18 não federado masculino. O São Lucas encerrou o excelente retrospecto da Zona Oeste ao faturar o título da sub-18 não federado masculino, com vitória por 6 a 3 sobre o Newton Braga.

As escolas da Baixada rivalizaram de igual para igual com as adversárias da Zona Oeste. O grande nome foram as meninas do Albert Einstein, de Nova Iguaçu, com o hexacampeonato da sub-18 e o tri da sub-15, ambos entre não federados. As conquistas foram marcadas por clássicos da região, com vitórias sobre o Loide Martha nas duas categorias.

– Cada ano é diferente e comprova que o trabalho do Albert Einstein está sendo bem feito. Fico muito orgulhoso de fazer essas finais contra um adversário da Baixada, uma região que deveria ser olhada com mais carinho pelas pessoas. Ter dois times muito bons mostra o quanto se tem de apostar na Baixada – afirma Fabio William, técnico da escola de Nova Iguaçu, que derrotou o Loide Martha por 2 a 0 (sub-15) e 1 a 0 (sub-18), em duas finais equilibradas.

O Loide Martha, no entanto, não saiu de mão abanando e conquistou o troféu da sub-18 federado masculino, ao derrotar por 3 a 2 o CEL, do Jardim Botânico, nos pênaltis, após empate em três gols.

Pela sub-18 federado, as meninas do Triângulo, de Bento Ribeiro, mantiveram a tradição de conquistas ao bater por 5 a 0 o Colégio Estadual Walter Orlandini, de São Gonçalo. A escola da Zona Norte também faturou o terceiro lugar da sub-18 federado masculino.

O GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, manteve seu bom retrospecto nas categorias mais jovens e faturou a sub-13 não federado masculino, com vitória apertada de 4 a 3 sobre o Apollo 12.

Pela demais disputas das medalhas de bronze, os vencedores foram: Veritas; São Lucas; Frederico Azevedo, duas vezes; Manoel Albuquerque; e Zilda da Costa.





Voltar