Zona Oeste e Baixada Fluminense são os expoentes do futsal masculino e feminino no Inter
A final do futsal consagrou seis campeões em oito categorias. Entretanto, devem-se levar em fato algumas peculiaridades dessa rodada, que ocorreu no último sábado (6/06), no ginásio do colégio Odete São Paio, em São Gonçalo.
Nas categorias não federadas femininas, uma supremacia quase que total da Baixada Fluminense. Das seis equipes participantes, cinco eram da região, sendo três do Centro Educacional Albert Einstein (Nova Iguaçu) e duas do Instituto Loide Martha (Duque de Caxias). Para Simone Santos, da equipe de coordenação do Loide Martha, isso é a prova do crescimento esportivo de outros colégios fora do perímetro da capital.
- Essa supremacia da Baixada no futsal feminino mostra que a região também sabe formar boas equipes competitivas. Principalmente sendo do futebol feminino, algo que poucos na capital investem, mas que aqui tem força – disse Simone.
Já no lado masculino, o predomínio vem da Zona Oeste. Colégio João Paulo I (Bangu), ETERJ (Santíssimo), Colégio Apollo 12 (Santa Cruz) e Colégio São Lucas (Santa Cruz) são os expoentes. Há pelos menos cinco anos, de acordo com André Capalupo, professor do João Paulo I, um time da região decide a sub 18. Algo que, para ele, acontece pelo alto volume de jogos das escolas durante o ano.
- O sucesso da região se deve a competição interna. Cada colégio se enfrenta todo o tempo ao longo do ano. Seja pela Liga da Zona Oeste, Intercolegial, Jogos Escolares entre outros torneios. Minha equipe joga em média 40 vezes ao ano, para dar uma noção sobre o que estou falando – relatou André.
Voltar