O tamanho oficial de uma quadra de vôlei é de 18 por 9 metros. Agora, imagina treinar em uma de 5 por 8 metros e depois jogar numa de dimensões oficiais? É justamente esse milagre que o professor Helber Rafael e a coordenadora de esportes Marieli Mendes, do Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, de São Gonçalo, fazem com suas alunas.
A escola acabou sendo derrotada por 2 sets a 0 pelo tradicional Marista São José, da Tijuca, na estreia do vôlei, disputada no ginásio do Colégio Apollo 12, em Santa Cruz.
– A escola ajuda naquilo que o orçamento permite, como transporte, por exemplo. Mas material para treino é escasso, tanto que as meninas possuem apenas uma bola para se aquecerem – afirmou Helber, que em nenhum momento mostra desânimo e contou um pouco como realiza essa façanha.
– O trabalho é recente, de um ano e meio, mas o time tem uma motivação e uma vontade maiores do que as adversidades. O ginásio possui um teto baixo, tanto que nem treino saque nele com medo de perder a única bola que temos. Essa é a nossa segunda participação no Intercolegial. Na primeira, foi mais um intercâmbio para as meninas conhecerem o esporte e observarem os jogos. A coordenação está procurando um local para a gente treinar – comentou Helber, confiante em colher frutos deste trabalho árduo.
–O projeto está engatinhando. Me baseio muito em trabalhar a defesa, pois sei que isso irrita bastante o adversário, como ocorreu no jogo de hoje. Então, sei que eu e a professora Marieli estamos no caminho certo – completou.
E estão mesmo, pois essa história chamou a atenção da equipe do Sportv, que conversou e fez imagens de algumas jogadoras. As alunas ficaram eufóricas com a entrevista para a emissora.
FOTO: ARI GOMES