Centro Educacional Rakel Rechuem, Colégio Santa Mônica e Centro Educacional Souza Amorim foram os grandes vencedores do caratê no Intercolegial 30 anos. No entanto, o que ficou marcado foi o franco crescimento da modalidade, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e vive uma batalha incessante para fazer parte das Olimpíadas. A competição foi disputada na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá.
Para se ter uma ideia, 179 caratecas, representando 35 escolas, foram inscritos neste ano, entre as disputas de kata e kumite. Um grande crescimento, se comparado ao ano passado, que contou com 98 alunos participantes.
Potência do Intercolegial, o Colégio Santa Mônica (CSM), recordista de títulos e atual campeão geral dos jogos,contou com grande número de atletas e teve participação destacada. O crescimento dos concorrentes, porém, brecou o domínio do ano passado. Comandados por Juarez Santos, campeão Pan-Americano em 2007, a escola chegou em primeiro lugar geral somente no kata feminino. Em 2011, ganhou todas as categorias.
Mesmo sem ficar na ponta, o CSM incomodou o tempo todo. Tanto que acabou ficando em segundo lugar nas outras três categorias: kata masculino; e kumite feminino e masculino.
Quem tomou o posto CSM de grande campeão do caratê neste ano foi o Rakel Rechuem, de Mesquita, primeiro colocado no kumite feminino e no kumite masculino, comprovando a excelente participação da Baixada nos 30 anos do Intercolegial.
– Esses resultados acrescentam muito. Às vezes nosso trabalho fica restrito, difundido apenas internamente. Nossas conquistas ajudarão na divulgação e a exposição do caratê será ainda maior. Temos alunos bolsistas e esperamos aumentar o número, até mesmo em outras modalidades – disse Ulisses Sampaio, técnico do Rakel Rechuem e treinador das seleções Carioca e Brasileira.
Outra grata surpresa no caratê 2012 foi o Souza Amorim, da Vila da Penha. Além de se sagrar campeã do kata masculino, a escola da Zona Norte fechou a excelente campanha com o bronze no kata feminino e o quarto lugar no kumite masculino.
Única representante da rede pública entre os melhores, a Escola Municipal Ipeg, de Santa Cruz, fez bonito com o terceiro lugar no kumite masculino e o quarto no kumite feminino.
Duas escolas de Campo Grande também obtiveram boas colocações: Centro Educacional Califórnia (vice-campeã do kata feminino e bronze no kumite feminino); e Escola Santa Bárbara (terceira no kata masculino).
Eterj, de Santíssimo; e Elpídio da Silva, de Padre Miguel, chegaram em quarto no kata masculino e kata feminino, respectivamente.
Foto: Ari Gomes