Atleta multicampeão pelo Centro Educacional da Lagoa (CEL), Victor Penalber brilha em Toronto
Outro judoca cria do Intercolegial, Victor Penalber conseguiu uma boa recuperação durante o Pan-Americano de Toronto 2015 e conquistou o bronze da categoria até 81 Kg. Esta foi a terceira medalha de expressão do lutador, que possui dois ouros em Campeonatos Pan-Americanos da modalidade (Miami 2008 e San José 2013), além de conquistas em Grand Slan e etapas da Copa do Mundo.
Nos Jogos de Toronto, Victor teve uma vitória tranquila na primeira luta, contra o mexicano Yusef Farah. Porém não foi bem na semifinal – montou uma estratégia de luta que o fez cansar no final - e perdeu por wazari para o cubano Ivan Felipe Silva. Na disputa pelo bronze, aplicou um ippon, o golpe máximo do judô, em cima do porto-riquenho Gadiel Miranda, o que lhe concedeu um lugar no pódio.
Durante a carreira, Victor conviveu com um caso de doping. Em 2008, no Mundial por Equipes de Tóquio, em exame, foi detectada a presença de furosemida, substância que pode mascarar o consumo de outros compostos dopantes, em seu corpo. Ele ficou dois anos suspenso, voltando aos tatames entre o final 2010 e início de 2011.
Em sua trajetória estudantil, o judoca defendeu o Centro Educacional da Lagoa (CEL) em vários torneios estudantis, como o Intercolegial. Coordenador esportivo do CEL, Afonso Hildebrandt lembrou um pouco da passagem de Victor no colégio:
- Se me recordo bem, acho que o Victor chegou a ser pentacampeão pelo CEL no Inter. É muito gratificante ver que ajudamos esses atletas que hoje integram as principais delegações brasileiras em Pan-Americanos e Olimpíadas. Com certeza é uma vitória do nosso projeto esportivo – disse.
Voltar