Atual campeão do sub-15 é eliminado, e pênaltis agitam quartas de final do futsal masculino
Clique para ampliar

O dia começou cedo para os atletas de futsal masculino sub-15 e sub-18 não federado masculino do Intercolegial 41 anos. Antes das 8h30, a Vila Olímpica Nilton Santos, anexa ao GEO Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador, começou a receber torcedores e integrantes das escolas.

Enquanto o Seice aquecia, a torcida do Centro Educacional Souza Amorim, da Vila da Penha, fazia barulho com o auxílio de instrumentos musicais. Os alunos do colégio de Caxias responderam após o apito inicial e embalaram a equipe.

Os donos da casa, do GEO Nelson Prudêncio, também chegaram cedo ao ginásio e aproveitaram para estender as bandeiras da instituição.

A bola rolou às 9h, e o Seice iniciou o jogo contra o Souza Amorim bastante ofensivo e dominou todo o espaço da quadra. Miguel Marcellus, camisa 10 e faixa, tentou alguns chutes colocados de chapa, mas o técnico Luiz Carlos Neves pediu de bico para dificultar o goleiro. Na sequência, o capitão abriu o placar e abriu o caminho para goleada.

Com dificuldades, o time da Zona Norte finalizou apenas uma vez no primeiro tempo, mas não deu perigo ao gol adversário. Pelo Seice, Arthur Albuquerque, número 8, balançou a rede duas vezes e deixou o atual terceiro colocado perto da classificação à semifinais. Para fechar a porteira, Miguel marcou de falta e sacramentou a vitória por 6 a 0.

As escolas voltaram a se enfrentar, pelo sub-18 não federado masculino, e o duelo foi dentro e fora de quadra. Enquanto as torcidas disputavam quem fazia mais barulho, os jogadores travavam uma verdadeira batalha nas quatro linhas.

O Souza Amorim abriu 2 a 0, mas viu os adversários empatarem ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Seice assumiu a parcial, porém, o placar voltou a ficar igual no 3 a 3.

Os últimos minutos foram para testar os cardíacos. A menos de três minutos para o apito final, Eduardo Domingues marcou para o colégio da Vila Penha e o colocou perto das semis.

Christian de Oliveira, entretanto, aproveitou o rebote da cobrança dos dez metros e forçou a disputa de pênaltis nos últimos 30 segundos. Nas penalidades, a estrela do goleiro Matheus brilhou mais alto, e o Seice garantiu a vaga nas semis do sub-18.

Atual campeão na categoria sub-15, o Percepção deu adeus ao Intercolegial 41 anos nas quartas de final. O GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, aplicou 5 a 3 diante dos primeiros colocados da última edição e avançou às semifinais.

Sem o goleiro de origem presente, o técnico do Percepção optou pelo goleiro linha, mas a estratégia não funcionou. Aos cinco minutos da primeira etapa, David Teixeira chutou de longe e marcou o primeiro para o GEO de Santa Teresa. Os jogadores da escola de Irajá chegaram a empatar, mas não aguentaram o poder dos contra-ataques dos rivais e foram derrotados.

Apesar da torcida a favor, o GEO Nélson Prudêncio não conseguiu bater o Ceros e deu adeus ao Inter nas quartas de final. A escola de Ramos fez 6 a 2 e avançou às semifinais do sub-15 não federado masculino.

Com Pietro Xavier e Marlon Rian inspirados, respectivos camisas 11 e 9, o Ceros deslanchou e chegou a ter uma vantagem de cinco gols. Na reta final do confronto, a equipe da Ilha do Governador esboçou uma reação, mas não conseguiu chegar à larga vantagem construída pelos adversários. Erik Caio e Brayan Magno foram os autores dos gols do GEO Nélson Prudêncio.

Pela sub-18 não federada masculina, o Ciep Astrogildo Pereira, de Saquarema, venceu o CEL (Centro Educacional da Lagoa) por 2 a 0 e se classificou para as semifinais.

O primeiro tempo foi de estudo entre as equipes, que marcaram meia-quadra e não tiveram tantas chances reais de gol. Com a marcação alta, o Ciep pressionou e foi para cima dos atletas do CEL na segunda etapa. Em um momento truncado da partida, Matheus dos Santos marcou, e Matheus Ferreira liquidou o jogo nos segundos finais.

Atual campeão do sub-18, o João Paulo I manteve o favoritismo nas quartas de final e carimbou a vaga nas semis. Diante do Notre Dame, de Ipanema, a escola de Bangu fez 5 a 2 e segue em busca do bicampeonato.

Gabriel Rocha, Juan Silva, Marcelo de Oliveira e Kauã Andrade, duas vezes, foram os autores dos gols do João Paulo. Do outro lado, Leonardo Flores e Felipe Alves marcaram para o Notre Dame.

A última vaga das semifinais sub-15 não federado masculino ficou com o Censa, de Campos. O time comandado pelo técnico Carlos Roberto Fernandes derrotou o Mercúrio por 2 a 1 para se garantir na próxima fase.

Camisa 7, Gabriel Barreto abriu o placar para o Censa ainda no primeiro tempo. O empate veio apenas na reta final da partida, com a cobrança de falta certeira de Diogo Oliveira. O duelo se encaminhava para os pênaltis, mas Pedro Henrique guardou o dele nos minutos finais e possibilitou a classificação do time.

Para fechar o segundo dia de disputa do futsal masculino, o Triângulo venceu o Mercúrio por 4 a 2 e avançou às semifinais da categoria sub-18 não federada masculina. Paulo Guilherme, Eduardo Freitas (duas vezes) e Eduardo Zorgetz foram os autores dos gols do time vencedor.

Vice-campeã em 2022, a escola de Bento Ribeiro foi para o intervalo com o placar favorável de 1 a 0. Os jogadores fizeram mais dois na segunda etapa, porém, o Mercúrio reagiu e diminui para 3 a 2 nos últimos minutos. Eduardo Freitas assumiu a responsabilidade e balançou a rede para liquidar o confronto.

Semifinais do futsal masculino

Categoria sub-15

Seice x Ceros
GEO Juan Samaranch x Censa 

Sub-18

Seice x Triângulo
João Paulo I x Ciep Astrogildo Pereira




Voltar