Bicampeão do xadrez no ano passado, Gustavo Faria retorna ao Intercolegial no staff da modalidade
Clique para ampliar

Como diz o ditado, o bom filho à casa torna. E não seria diferente no Intercolegial, né? Campeão do xadrez sub-18 não federado masculino e da disputa por equipes em 2023, Gustavo Faria encerrou o ciclo escolar como aluno da melhor maneira possível, com os dois ouros possíveis. Porém, a história do ex-aluno com os Jogos segue com novos capítulos. 

Agora, aos 19 anos, o ex-atleta da Santa Mônica Rede de Ensino ocupa um novo espaço na competição mais tradicional entre escolas do Brasil. Apaixonado por xadrez, Gustavo atuou na competição no staff da Abadai, como um dos ajudantes do organizador Élcio Mourão, que está à frente da modalidade no Intercolegial há 18 anos. 

Neto de Roberto Garofalo, um dos criadores do Intercolegial, Gustavo Faria relembrou as conquistas na sua despedida como aluno da competição, no ano passado. O jovem também ressaltou a importância da figura do avô em sua trajetória esportiva, na qual continua trilhando um belo caminho. 

— Fui muito feliz no Intercolegial, especialmente no último ano. Encerrei aquele ciclo da maneira que eu sempre quis, com dois ouros. E foi ainda mais significante, porque eu bati muito na trave em outras edições, terminando em segundo, terceiro lugar. Eu dediquei os dois títulos ao meu avô. Ele sempre foi meu maior motivador, ainda é, porque eu sigo competindo — conta o jovem.

Gustavo tem participado de estaduais e campeonatos da federação, além de auxiliar nas aulas de xadrez da unidade do Recreio da Santa Mônica Rede de Ensino. Ele explicou como tem sido participar do Intercolegial, mas do outro lado: 

— Batem muitas lembranças, é claro. Eu já estive do lado de lá, e há pouco tempo, então eu entendo algumas coisas que acontecem. E acho que essa vivência é importante para eu desempenhar o meu papel atual. Sei exatamente o nervosismo que a galera sente quando se senta na mesa, porque todo mundo quer ganhar o ouro da categoria. É muito bacana eu estar aqui e podendo ajudar. 

O 42° Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar