Bronze em Toronto 2015, Rafaela Silva defendeu o Colégio Alfa-Cem no Inter
Clique para ampliar

Judoca desde os sete anos, Rafaela Silva conquistou no último domingo mais uma medalha para o seu extenso currículo. No Pan-Americano 2015, em Toronto (Canadá), a brasileira, que é a atual número quatro do ranking mundial, faturou o bronze na categoria até 57 Kg. Rafaela, para quem não se lembra ou não sabe, competiu no Intercolegial defendendo as cores do Colégio Alfa-Cem, de Jacarepaguá. 

A trajetória de Rafaela em Toronto começou com vitória por wazari contra a argentina Gabriela Narvaez. Na semifinal, no entanto, foi surpreendida pela local Catherine Beauchemin-Pinard, que venceu a brasileira por imobilização. Na disputa por um lugar no pódio, aplicou outro wazari contra a venezuelana Arinquelis Barrios.

Antes de Toronto, Rafaela havia sido premiada com a prata em Guadalajara 2011 (México). Além do Pan-Americano, ela tem na coleção dois ouros e um bronze em Campeonatos Pan-Americanos da modalidade, o título no Campeonato Mundial Rio 2013 e a prata por equipes na mesma competição e outro segundo lugar no Mundial de Paris 2011 (França). Isso sem falar de etapas da Copa do Mundo e de torneios de base, como o próprio Inter.

Para as Olimpíadas Rio 2016, Rafaela, que compete pelo Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto, é uma grande esperança de pódio para o judô brasileiro. Suas principais adversárias são Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, Corina Caprioriu, da Romênia, Telma Monteiro, de Portugal e Marti Malloy, dos EUA. 




Voltar