Campeão geral do Intercolegial será decidido somente na disputa do judô
Clique para ampliar

Faltam apenas as disputas de duas modalidades do Intercolegial 2014. E a reta final da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil promete emoções fortes como há muito tempo não se via. Campeão por oito vezes seguidas, o Colégio Santa Mônica (CSM) está em segundo lugar na classificação geral dos jogos, com 379 pontos, atrás do GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, que marcou 390.

Criado pela prefeitura do Rio de Janeiro para fomentar o esporte nas escolas, sem deixar de lado o rendimento escolar, o projeto GEO é sucesso absoluto. Atual campeão geral da categoria jovem, o Juan Samaranch já mostrou evolução, pois, no mínimo, subirá uma posição e pode até fazer história interrompendo a série de títulos do poderoso CSM.

– Nosso principal objetivo era de ser vice-campeão geral e já foi alcançado. É claro que se formos campeões será espetacular. Nunca, em 32 anos de história, uma escola municipal conquistou o Intercolegial – afirma Daniel de Matos, diretor adjunto do GEO Samaranch.

A missão da escola da rede pública de Santa Teresa, no entanto, não será fácil, pois, além da disputa do bronze na categoria sub-14 feminino do handebol, contra o Loide Martha, de Caxias, terá reais chances de títulos apenas as categorias não federadas do judô. Em 2013, inclusive, o Juan Samaranch foi campeão não federado entre os meninos e vice entre as meninas. Já o CSM faturou quatro categorias (federado masculino e feminino; e por equipes masculino e feminino), além de uma terceira e uma quarta colocações (não federado feminino e não federado masculino, respectivamente).

– Marcamos pontos em todos os esportes que disputamos. Esperamos que os atletas do judô façam a parte deles, mas pode ser que não seja suficiente. Estamos contando com nossa organização, empenho e a força dos alunos para tentar o título geral – encerrou Daniel.

Caso conquiste o bronze no handebol, o Juan Samaranch marcará 16 pontos. Se ficar em quarto, ganhará dois a menos. Seja qual for o resultado, no entanto, a campanha da escola da rede municipal de Santa Teresa no Intercolegial 2014 já pode ser considerada histórica. Além desta façanha, o projeto GEO também conquistou bons resultados com o Félix Venerando, do Caju, atual décimo colocado geral; e o Doutor Sócrates, que está em 14º.




Voltar