Caratê mostra evolução com aumento significativo de inscrições
Clique para ampliar

O caratê mostrou toda sua força no Intercolegial 2014 e não foi apenas pelo esforço demonstrado pelos talentosos atletas durante as disputas por medalhas, em competição realizada na Vila Olímpica de Duque de Caxias. A evolução da modalidade pode ser medida pelo aumento no número de inscrições neste ano.

Em 2013, foram 203 competidores e 373 inscrições (pois a maioria dos atletas disputam kata e kumite). Em relação à dispua anterior, os números subiram para 220 e 374 respectivamente. Além disso, o número de colégios inscritos também subiu, de 42 para 62.

— Estes dados mostram porque o caratê já é um dos esportes mais praticados no mundo e segue crescendo no Brasil. Mesmo não sendo uma modalidade olimpica ainda, apesar de toda a luta, estamos sempre em crscimento — afirma Moacir Varella, diretor técnico da federação de caratê.

Técnico do Santa Mônica e atual presidente da federação, Juarez dos Santos não escondeu a satisfação pelo aumento de inscritos. Ele também destacou a importância do aumento de competitividade. Se o Souza Amorim, da Vila da Penha, confirmou seu favoritismo, com dois títulos, outras forças surgiram, como o Ciep Edival Gueiros, de Belfort Roxo; e o Educandário Edith dos Santos, de Sepetiba, que também conquistaram primeiros lugares de categorias.

— Aumentou o número de inscrições, aumentou o número de colégios e a disputa foi maior também. Tanto é que os campeões foram mais divididos, não ficou aquela disputa somente entre dois colégios — elogiou Juarez.





Voltar