Central e armador da Escola Sesc, Altair vem para o Rio em busca de realizar o sonho de fazer medicina
Outubro está chegando e junto com ele uma das campanhas de prevenção mais famosas do Brasil. O “Outubro Rosa” é uma forma de conscientização contra o câncer de mama, doença que atinge uma em cada 10 mulheres brasileiras. A conscientização é muito importante porque ano a ano há aumento do índice de pessoas diagnosticadas com o tumor.
Aluno da Escola Sesc de Ensino Médio, de Jacarepaguá, Altair Neto, sabe bem os riscos que essa doença pode trazer para o ser humano. O garoto, que está no segundo ano do ensino médio, sonha em fazer medicina e se especializar em oncologia, pois parentes da família tiveram câncer.
– Minha avó teve câncer de mama. Conseguiu curar, mas apareceu uma metástase no fígado. Meu avô morreu de leucemia. Minha mãe e meu pai tiveram tumores benignos na mama. Então, quero me especializar em oncologia justamente por conta deste histórico familiar - afirma Altair, acrescentando, porém, que ainda não tem certeza sobre sua futura profissão:
– Ainda estou na dúvida, pois penso também em pediatria, já que adoro crianças – conta o jovem de 16 anos.
Altair está há dois anos na Escola Sesc. Antes, ele estudava numa filial do Sesc em Boa Vista, capital de Roraima, estado do norte do país, que é sua terra natal.
– Resolvi morar no Rio em busca de uma qualidade educacional melhor. Como tinha um bom desempenho acadêmico, os professores me indicaram fazer a prova para a Escola Sesc da capital carioca – explica Altair.
Em quadra, ele desempenha as funções de armador e central, posição é considerada a mais importante do esporte, como ele mesmo revela.
– É o cérebro do time, tem muita responsabilidade, pois é a pessoa que arma as jogadas, faz gols e faz a equipe correr ou cadenciar conforme o andamento da partida – afirma.
Todavia, os quatro gols do jovem não foram capazes de evitar a derrota por 22 a 18 da Escola Sesc para o Casimiro de Abreu, de Caxias, em confronto válido pelas oitavas de final da categoria sub-18 federada, disputado no ginásio do Colégio Apollo 12, em Santa Cruz.
Na foto abaixo, Altair controla a bola no confronto da Escola Sesc com o Casimiro de Abreu.
Voltar