Cerca de duas mil pessoas celebram o Intercolegial 2015
O desfecho do Intercolegial 2015 colocou cerca de duas mil pessoas para sambar no Circo Voador, com o pagode do Sorriso Maroto. A tradicional Festa de Encerramento consagrou o GEO Juan Samaranch como bicampeão geral. O ano que vem será emblemático para a maior competição entre estudantes do Brasil, devido às Olimpíadas do Rio, primeira cidade da América do Sul a sediar os jogos.
Um dos pontos altos do evento foi a entrega dos troféus dos campeões das categorias jovem. Pela primeira vez, as escolas do projeto Ginásio Experimental Olímpico (GEO) – criado pela Prefeitura para fomentar o esporte na escola e formar futuros campeões olímpicos – dominaram o pódio. “Mais velho” dos três, o Samaranch sagrou-se tricampeão da categoria, com o Félix Venerando, em segundo e Doutor Sócrates, de Guaratiba, em terceiro.
– Esse é nosso quarto Intercolegial, competição que as crianças adoram, pela interação e integração esportiva. Em 2012 ficamos entre os dez primeiros no geral. Ano seguinte, primeiro na jovem e terceiro no geral e em 2014 e 2015, campeões nas duas categorias. E esse ano ainda vez ficamos pela primeira vez na liderança também no quadro de medalhas – relatou Daniel Matos, diretor do Samaranch.
Outros premiados foram o Colégio Santa Mônica, vice-campeão do Intercolegial 2015; Sistema Elite de Ensino, campeão da categoria livre e terceiro colocado geral; e Triângulo e CEL, segundo e terceiro da livre, respectivamente.
Coordenador esportivo do Sistema Elite, Fernando Barreto não escondeu o orgulho com a campanha da escola e o título geral da categoria livre. Ele também exaltou a evolução em relação a 2014.
– Tivemos uma campanha melhor em comparação com ano passado. Conseguimos boas participações no basquete 3x3, badminton e luta olímpica, que são esportes novos na escola. Para o ano que vem, espero surpresas positivas no xadrez e no hóquei sobre grama, principalmente com a entrada da categoria sub-15. Não temos uma ambição, mas uma meta de chegar sempre entre os cinco primeiros. Até porque nossa principal proposta é que os alunos participem e vejam a importância do esporte para a vida e para o mundo acadêmico – afirma o coordenador, acrescentando mais um prêmio fundamental para a escola:
– O Gabriel Flintz, que venceu o concurso Cobertura Oi Galera com um texto muito bom sobre a professora Ana, é um grande exemplo disso. Ganhou medalha no vôlei e na natação e deseja fazer faculdade em Harvard ou MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts).
A festa contou também com as premiações dos vencedores dos concursos Furnas Educa: “Ideias criativas para um consumo consciente da água” e Cobertura Oi Galera e a eleição do muso e musa do 33° Inter, cujos vencedores foram Rafael Constâncio, do Sesi de Jacarepaguá, e Carolina Barbosa, do Centro Educacional da Lagoa.
O evento que finalizou o 33° ano da maior competição entre estudantes do Brasil também contou com presenças de representantes de Oi Galera, Furnas, Universidade Veiga de Almeida e Kalunga. O Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO, com produção da Abadai Eventos.
Voltar