Colégio Santa Mônica e Lisam faturam dois títulos, cada um, no basquete
As finais do basquete no Intercolegial 2015 não poderiam ser mais emocionantes. Foram oito partidas disputadas em alto nível técnico e com vibração intensa, no Ginásio Jamelão, localizado na Vila Olímpica da Mangueira. Campeões de duas categorias cada um, o Colégio Santa Mônica e o Lisam, de Nova Iguaçu, foram os maiores nomes da rodada decisiva.
Único a disputar três finais, o Colégio Santa Mônica, recordista de títulos gerais do Intercolegial, faturou o título na categoria sub-13 não federado feminino em cima do Loide Martha, de Caxias, pelo placar de 21 a 9; enquanto na sub-15 não federado masculino derrotou o Pio XI, de Ramos, por 36 a 28.
— Ver essa garotada começar no esporte é muito bom. A equipe sub-15 masculina está terminando um ciclo e a sub-13 feminina ainda tem um longo caminho pela frente. O título do sub-15 foi muito marcante, já que os garotos tinham perdido algumas competições. Porém, o mais importante é você ver que está ajudando a formar cidadãos de postura e caráter. Isso não tem preço — afirmou Felipe Alexandre, de 47 anos, técnico do Colégio Santa Mônica, que ainda ficou com o vice na sub-15 feminino não federado.
Já o Lisam derrotou o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, na final do sub-18 não federado masculino, por 28 a 17, e o Independência, de Rocha Miranda, na decisão do sub-18 não federado feminino, por 30 a 5.
O Colégio Vasco da Gama, que fica no complexo de São Januário, conquistou a medalha de ouro na categoria sub-18 federado masculino após vencer o Loide Martha por 39 a 16.
— Esse título foi muito importante para a nossa equipe. Trabalhamos forte todos os dias, disputamos o Estadual da categoria e enfrentamos equipes quase profissionais. E o time do Loide Martha está de parabéns, nos colocaram uma pressão forte (risos) — afirmou André Ramos, armador vascaíno.
Equipe que vem crescendo no basquete do Intercolegial, o Ciep Álvaro Lontra, de Miracema, se sagrou campeão sub-15 não federado feminino em cima do Colégio Santa Mônica após triunfo por 24 a 17. O GEO Félix Venerando, do Caju, triunfou perante o Colégio Estadual Edmundo Peralta, de Paty dos Alferes, na sub-13 não federado masculino, por 16 a 12; e o ADN Master, do Méier, fechou a tarde com vitória sobre o Colégio Militar, da Tijuca, na sub-18 federado feminino, por 44 a 13.
E nas disputas de terceiro e quarto lugares, o Colégio Santa Clara, de Cordovil venceu o ABEU por 30 a 9 e completou o pódio na sub-13 masculino. Porém, a escola de Belford Roxo se recuperou, vencendo o Edmundo Peralta por 20 a 9 na sub-15 masculina e o Pedro II, da Tijuca, por 33 a 23 na sub-18 masculino. Pela sub 15-feminino, o Marista São José, da Tijuca, passou do Edmundo Peralta por 21 a 9. Nas demais categorias, os bronzes ficaram com o Pio XI na sub 13-masculino; Escola SESC de Ensino Médio, de Jacarepaguá, na sub-18 feminino; Pedro II na sub-18 federado masculino; e Elpídio da Silva na sub-18 federado feminino.
Voltar