Com a presença de mais de mil pessoas, xadrez proporciona grandes batalhas no primeiro dia de disputa, em Cascadura
Clique para ampliar

Enquanto o sol ainda aparecia de maneira tímida, a sede da Santa Mônica Rede de Ensino de Cascadura era tomada. Em busca de um título dentre as oito categorias do xadrez, mais de 500 atletas de 36 instituições diferentes tremeram os tabuleiros na manhã e tarde deste sábado (2).

Acostumado com bolas e correria, o ginásio da escola ficou lotado de mesas e cadeiras para receber enxadristas de Teresópolis, Araruama, São Gonçalo, São João de Meriti, Mesquita e Caxias e de diversos bairros do Rio. Palco de uma das modalidades de maior público do Inter, o colégio de Cascadura proporcionou um grandioso espetáculo pelo terceiro ano consecutivo.

Ao todo, foram seis rodadas de cada categoria (sub-13 não federada feminina e masculina; sub-15 não federada feminina e masculina; sub-18 não federada feminina e masculina e sub-18 livre feminina e masculina).

Albano Parente, dono do Santa Mônica Rede de Ensino, comemorou o crescimento do xadrez e destacou a importância do incentivo ao esporte dentro das escolas, além de valorizar o trabalho feito pelo Intercolegial.

— Sempre estaremos com as portas abertas para o Intercolegial. É uma honra receber o xadrez na nossa unidade da Cascadura pela terceira vez. No que pudermos ajudar para continuar fomentando o esporte, faremos — que completou comentando sobre o projeto esportivo dentro da Rede de Ensino:

— Ao longo destes 56 anos de história, nós sempre fofocamos no esporte como tão importante quanto matemática e português. Sempre entendemos que a parte esportiva complementa aquilo que a escola acredita pedagogicamente — afirmou Albano Parente, dono do Santa Mônica Rede de Ensino.

Após a competição por equipes, que estreará no Intercolegial neste domingo (3), a partir das 8h, no mesmo local, todos os campeões e campeãs das dez categorias do xadrez de 2023 serão definidos.

FOTO: Ari Gomes




Voltar