Com desempenho espetacular, João Suisso ganha seu quarto título no Intercolegial e sonha com as Olimpíadas
Clique para ampliar

Presente desde a primeira edição do skate no Intercolegial, em 2017, João Suisso viu seu reinado ser interrompido ano passado, quando Emanuel Sol impediu seu tetracampeonato. Nada que abalasse o aluno da Rede Daltro, que esperou seu momento e em mais um duelo espetacular contra seu rival, voltou ao primeiro lugar do pódio em disputa na Vila Olímpica do Encantado.

Dono da voz do skate do Inter e parceiro na realização da modalidade, Bruno Funil sabe tudo sobre o esporte, especialmente no Estado do Rio, e não poupou palavras ao falar do duelo entre Suisso e Sol. Ao apresentar a bateria na qual os dois estavam presentes, mostrou a expectativa de todos, até mesmo dos jurados. E realmente foram momentos mágicos.

Depois da disputa, Suisso era a imagem da tranquilidade, mesmo ciente de que o resultado não estava mais ao seu alcance e sim na mão dos jurados. A temporada que passou na Europa, baseada em Portugal, parece ter dado a ele uma segurança impressionante na pista.

— Pude acertar a linha toda, fiz o que eu queria e deixei na mão deles (árbitros). Graças a Deus saí com o título. Acertei tudo. Na verdade, fiz minha parte e mereci ser campeão. Esse ano o Emanuel não conseguiu acertar toda a sua linha, errou manobra e por isso perdeu bastante ponto. Como eu não errei nada, consegui ganhar — comentou Suisso, para em seguida rasgar elogios à evolução do skate do Intercolegial 40 anos:

— A cada ano, o nível aumenta bastante. Competi nos cinco anos do Intercolegial. No primeiro, o nível era bem baixo. Era o começo. Agora está no nível de campeonato de skate normal, sem ser somente entre colégios.

Aos 16 anos, Suisso já tem discurso de atleta maduro. Sabe que ainda tem muito a percorrer, mas apresenta a segurança de quem está determinado a cumprir seus objetivos, deixando claro que não foi ao Velho Continente para passear.

— (Viagem para a Europa) Motiva bastante. Saber que estou no caminho do meu sonho. Foi importante para treinar muito, num nível muito alto, que estimula a gente a treinar ainda mais. Basicamente isso — conta.

E qual será o sonho de Suisso?

— Viver do skate, ser profissional, ganhar campeonatos.

Algum específico?

— Olímpiadas.

Que venham os Jogos Olímpicos de Paris!!!

FOTO: Ari Gomes




Voltar