Com disputa marcada para 24 e 25 de agosto, xadrez abrirá o segundo semestre e distribuirá 472 pontos na classificação geral
Clique para ampliar

Depois do skate, o 42° Intercolegial Sesc/O Globo terá a tradicional pausa para as férias escolares. A competição entre estudantes voltará com tudo, após as Olimpíadas, para a disputa do xadrez, nos dias 24 e 25 de agosto. A modalidade distribuirá 472 pontos em suas oito categorias e promete mudanças na classificação geral. A Santa Mônica Rede de Ensino lidera os Jogos, com 99 pontos, seguido por Loide Martha (81 pontos) e Pedro II (47).

Antes da competição, a programação do xadrez terá o encerramento das inscrições dos atletas, no dia 12 de agosto, e o congresso técnico na sequência, marcado para o dia 21 do mesmo mês.

Apesar da expectativa na classificação geral, o retrospecto dos tabuleiros apontam para uma provável consolidação da Santa Mônica na ponta. Isso porque a rede de ensino dominou a modalidade no ano passado, quando subiu em todos os pódios das oito categorias, com cinco títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.

A segunda força do xadrez foi justamente o Loide Martha, que está na vice-liderança da classificação geral na temporada. A escola de Caxias foi campeã de uma categoria e ficou com um segundo e dois terceiros lugares.

Já o Pedro II também tem boas chances de se manter no top 3 do Intercolegial, pois também costuma fazer boas campanhas. A instituição da rede pública federal conquistou um título nos tabuleiros, em 2023.

O xadrez também será uma boa oportunidade para as escolas que tradicionalmente brigam pelas primeiras colocações nos Jogos marquem pontos e melhorem suas posições. Casos do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, do GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e do GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, entre outros.

Vale lembrar que ainda haverá muitas emoções em jogo no 42º Intercolegial Sesc/O Globo, uma uma realização do jornal O Globo com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai. Mais quatro esportes serão disputados após o xadrez: vôlei, handebol, basquete e vôlei de praia.

FOTO: Ari Gomes




Voltar