Com dois títulos, Censa mostra a força do interior e domina o basquete. Colégio Vasco da Gama e ADN Master são pentacampeões
O encerramento do primeiro semestre do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO, sacramentado com a realização do Festival Inter/Grandes Finais, no Parque Olímpico de Deodoro, apontou os campeões do basquete. E, depois de viajar quase 300 quilômetros, diretamente de Campos, o Censa se firmou como a principal escola do esporte em 2019, com dois títulos na bagagem. Nas demais categorias, o Colégio Vasco da Gama, o Ciep Mário Cezar Gomes, o ADN Master e o GEO Félix Venerando se sagraram campeões, uma vez cada.
As conquistas do Censa renderam o topo nas categorias sub-18 não federadas. Entre as meninas, vitória por 19 a 13 sobre o tradicional Colégio Militar, da Tijuca, que sempre apresenta fortes equipes nestas disputas. Já os rapazes derrotaram por 48 a 17 o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, outra escola de histórico vitorioso no Inter.
Os resultados positivos com vantagens consideráveis no placar, entretanto, não significam facilidade na opinião do técnico Carlos Eduardo dos Santos Peixoto. Cacá, como é conhecido, procurou exaltar o nível elevado das escolas e também não deixou de citar as dificuldades do Censa para participar da competição.
- Não tem nada tranquilo. O Intercolegial é a principal competição entre estudantes do Estado do Rio. Todas as equipes têm muita qualidade técnica. É jogo duro. Então, todos os jogos são jogos difíceis. A gente trabalha muito para isso. Existe um preparo técnico e tático para jogar esse tipo de competição. A pressão é grande. Sempre brinco com meus atletas: a gente já sai atrás no placar, porque jogar aqui às 10h da manhã... a gente saiu de Campos às 3h Esses garotos acordaram 2h. Isso se conseguiram dormir durante a noite. Vieram cochilando dentro do ônibus... até a gente entrar no jogo. É muito importante esse preparo também, não só físico, mas emocional também - assegura o professor, que aproveitou para elogiar o Festival Inter/Grandes Finais e cumprimentar os adversários:
- A organização está de parabéns. Um evento maravilhoso desses. A equipe deles também veio muito forte. Começaram marcando muito forte. Nossa equipe demorou a começar a pontuar. Parabéns para o Elpídio e a todas as equipes que enfrentamos na competição. Agora é comemorar e levar esse título mais uma vez para Campos. O Censa já tem uma tradição grande. Esse título é o terceiro que estou levando. Estamos representando não só a escola, mas o também o município de Campos.
Sempre muito aguardado no basquete do Inter, o duelo sub-18 federado masculino botou para quebrar. Numa disputa para lá de emocionante, o Colégio Vasco da Gama, que fica no bairro de mesmo nome, venceu por um ponto de vantagem (40 x 39) o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), inscrito pela unidade de Cascadura, para chegar ao pentacampeonato da categoria. Sem sombras de dúvidas, o melhor jogo da rodada.
Entre as meninas da mesma categoria, o ADN Master, do Méier, também se sagrou pentacampeão no basquete. A escola, acostumada a ceder atletas para as seleções de base do basquete, mostrou ampla superioridade e bateu por 52 a 19 o SMCE.
Nas brigas pelos títulos sub-15 não federados, o Ciep Mário Cezar Gomes, de Cachoeiras de Macacu, comprovou sua superioridade e foi outra escola a mostrar a força do Interior do Rio no basquete. Com uma atuação excelente, as meninas da escola da rede pública bateram por 24 a 12 o Loide Martha, de Caxias.
Para completar, o GEO Félix Venerando, do Caju, venceu por 25 a 21 o Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes, de Paty do Alferes, ficou com o primeiro lugar masculino e impediu o quarto titulo de uma escola de fora da capital.
Voltar