Com muita rivalidade em jogo, 32 equipes de 20 escolas disputam rodada de quartas de final do handebol
O ginásio da Vila Olímpica Félix Mieli Venerando, em Honório Gurgel, ficou pequeno para comportar a emoção que contagiou os atletas que entraram em quadra para os confrontos de handebol masculino e feminino, categorias livre e não federado sub-12, sub-14 e sub-18 do Intercolegial 2018. Dezesseis partidas de quartas-de-final fecharam a rodada.
A quadra 1 recebeu sete jogos do sub-14. No livre feminino, o Colégio Estadual Antonio da Silva, de Nova Iguaçu, derrotou a Escola de Educação Comunitária (ECO), do Grajaú, por 14 a 1. Em partida mais disputada, o Colégio Vila de Cava, de Nova Iguaçu, venceu o GEO Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, por placar mais apertado: 21 a 19.
Técnico do Vila de Cava, André Penudo reconheceu a dificuldade de enfrentar o adversário, mas vibrou com a classificação, principalmente por ter batido um velho rival que já o eliminou nesta modalidade.
— O jogo foi pegado, o placar apertado, alternando muito, mas o time conseguiu vencer. A vitória nos levou, pela primeira vez, à semifinal do handebol. A equipe está junta há um ano apenas e ainda precisamos acertar vários aspectos. Vencer o GEO (Samaranch) no sub-14 foi uma espécie de revanche porque ano passado eles no derrotaram nas quartas-de-final da sub-12 — comemorou Penudo.
O Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), de Cascadura, não tomou conhecimento da Escola Municipal Antenor Nascentes, de Anchieta, e aplicou um sonoro 21 a 0 nas meninas. O Jardim Maravilha/Cesc, de Guaratiba, venceu por 24 a 18, num jogo relativamente fácil, o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti. E no sub-18 o Percepção, de Irajá, goleou o Marista São José, da Tijuca, por 12 a 0.
No masculino sub-14 livre, o Ciep Debret venceu o Pio XI, de Ramos, em partida complicada e por placar apertadíssimo, com diferença de apenas um gol (22 x 21). Já o GEO Félix Mieli Venerando, do Caju, goleou o Centro Educacional Soeiro Almeida, de Nova Iguaçu, por 24 a 2. O Jardim Maravilha/Cesc também não teve dificuldade e derrotou o Pedro II, da Tijuca, por 20 a 8.
Na quadra 2 se enfrentaram as equipes sub-12 não federadas. No masculino o GEO Félix derrotou o Pio XI, de Ramos, por 17 a 8, enquanto o GEO Samaranch derrotou o Centro Educacional Recriando, de Benfica, por 22 a 5. O SMCE conquistou vitória por 15 a 2 sobre o Brasil-Croácia e o Jardim Maravilha/Cesc bateu o GEO Doutor Sócrates por 16 a 9, no clássico de Guaratiba.
Na disputa entre as meninas, o GEO Félix derrotou o Pio XI por 7 a 1 e seguiu em frente na competição. O GEO Juan Antonio Samaranch passou de fase ao vencer o GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, por 12 a 7. O SMCE confirmou o favoritismo e venceu o GEO Sócrates por 16 a 4. No único WO da rodada, o Jardim Maravilha/Cesc venceu o (Cesc) Centro Educacional Senador Camará.
Voltar