Com muitos gritos de calma, Paulo Romero ‘entra em quadra’ e conduz as meninas da Elite ao título no vôlei sub-18
Provavelmente, a palavra mais ouvida na final do vôlei sub-18 feminino foi “calma”. Paulo Romero, técnico campeão pela Elite Rede de Ensino, repetia o mantra cada vez que as atletas de sua equipe tocavam na bola durante o jogo contra o Garriga de Menezes, o mais disputado da rodada decisiva da penúltima modalidade do Intercolegial 40 anos, realizada no Sesc Tijuca.
O sofrimento foi grande. A escola inscrita por sua unidade tijucana teve um osso duro de roer contra o Garriga de Menezes. O segundo set acabou decidindo a parada, pois a instituição de Jacarepaguá começou com vantagem por 1 a 0 (25 a 19) e chegou muito perto da vitória, mas a Elite venceu por margem mínima (27 a 25) e consolidou o título no tie-break, com parcial de 15 a 11. No fim das contas, a tática de Romero deu certo, as atletas se acalmaram, e conquistaram o jogo de virada.
— Eu jogo junto com o time. O nervosismo falou mais alto no primeiro set. A maior parte são meninas de 15 anos e uma final contra um colégio de “camisa” pesou um pouco no início. Depois o grupo foi se equilibrando, elas foram tendo obediência tática e começaram a acertar — pontua o professor.
Após a partida, mais refeito da emoção, o técnico da Elite relembrou a dificuldade enfrentada com a pandemia. Deixar de ter a convivência com as atletas e de disputar as competições foi mais triste do que qualquer derrota. Ano passado, a escola retornou com o bronze na sub-16 feminina e agora voltou ao caminho das conquistas.
— Depois de dois anos de pandemia, a minha maior conquista foi ter voltado no ano passado. Mais importante que a medalha é voltar com essa energia. Medalha de ouro tem um peso, mas a alegria do grupo é o mais importante. É uma alegria estar aqui — revelou o Paulo Romero, que foi vitorioso em sua vigésima final do vôlei no Intercolegial.
Após o encerramento do vôlei, o vôlei de praia entra em quadra para a última disputa esportiva do Intercolegial 40 anos, em rodada dupla, nos próximos sábado (5) e domingo (6).Na foto abaixo, o professor Paulo Romero e as campeãs da Elite erguem o braço na comemoração pelo título.
FOTOS: Ari GomesVoltar