Com oito jogos eletrizantes, primeira rodada do basquete agita o Sesc Ramos neste sábado (17)
Clique para ampliar

Mais uma modalidade desbloqueada no 42º Intercolegial Sesc/O Globo! Com oito jogos, o basquete não-federado masculino e feminino começou com tudo, neste sábado (17), no ginásio do Sesc Ramos. Quinze escolas entraram em quadra e deram um verdadeiro show nas partidas válidas pelas oitavas de final da categoria sub-18 e quartas da sub-15 da modalidade. Oito instituições avançaram e seguem em busca da tão sonhada medalha de ouro. Confira como foram os confrontos.

Nogueira Mineiro 19 x 13 GEO Nelson Prudêncio 

Pelas quartas de final da categoria sub-15 não, o Centro de Formação Nogueira Mineiro, de Xerém, derrotou por 19 a 13 o GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador. A escola classificada teve três destaques. Além do armador Lucas Chagas, Mateus Machado e Davi de Araújo marcaram oito e sete pontos, respectivamente, e brilharam. O trio foi fundamental para garantir uma das vagas na semifinal. 

Cesc Suzano da Costa 28 x 17 GEO Martin Luther King

Na mesma categoria, o Cesc Suzano da Costa deixou para trás a derrota na estreia em 2023 e engatou uma bela vitória. Diante do GEO Martin Luther King, da Praça da Bandeira, o colégio de Guaratiba fez 28 a 17 e se garantiu na semifinal. Destaque para João Vitor Maia, cestinha da partida, com 13 pontos marcados. 

Loide Martha 29 a 11 GEO Martin Luther King 

Em jogo válido pelas quartas de final a equipe sub-15 feminina do Loide Martha superou o GEO Martin Luther King e carimbou a vaga na semifinal do Inter. Com ótima atuação de Mellyssa Paes, que marcou dez pontos, a escola da Vila São Luiz, em Caxias, alcançou o placar de 29 a 11 para seguir viva na disputa pelo pódio. 

Hermann 38 x 23 IFRJ 

A primeira partida da sub-18 masculina foi entre o Colégio Hermann e o IFRJ, do Centro. Com diversas bolas de três, a escola de Olaria venceu por 38 a 23 o duelo e foi mais uma que se classificou para as quartas de final. João Victor Dias foi o cestinha do jogo, com 18 pontos, e Rafael Ferreira, o segundo maior pontuador, com 11. 

Elpídio da Silva 19 a 5 Daniel Piza

Quarto colocado do basquete sub-15 masculino em 2023, a Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, de Acari, foi derrotada pelo Centro Educacional Elpídio da Silva. O colégio de Padre Miguel conquistou o triunfo após fazer 19 a 5 e avançou à semifinal. Samuel Lourenço anotou sete pontos e saiu de quadra como o cestinha. 

Pio XI 49 x 18 Colégio Gama

Pelas oitavas de final da sub-18 masculina, o tradicional Pio XI fez boa partida e superou por 49 a 18 o Colégio Gama, de Saracuruna. “Em casa”, a escola de Ramos jogou à vontade e mostrou o porquê de brigar pelo topo. Sem medalha em 2023, a equipe comandada pelo técnico Dudu tenta retornar ao pódio da categoria no Intercolegial. 

ADN Master 37 x 22 GEO Félix Mieli Venerando

Em duelo pelas quartas de final da sub-15, as meninas do ADN Master derrotaram por 37 a 22 o GEO Félix Mieli Venerando, do Caju. A vitória valeu vaga em uma das semifinais do basquete. Camisa 15 da escola do Méier, Isabella Silva anotou 16 pontos e foi o grande destaque da partida. 

Mercúrio 24 a 22 CEMM

Para fechar o primeiro dia de disputa do basquete do Inter 2024, um jogaço definido apenas nos últimos segundos. De virada, o Colégio Mercúrio venceu por 24 a 22 o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba, e conquistou a primeira vitória da história da escola da Pavuna na modalidade. Arthur Santos e Ruy Goes foram os grandes responsáveis pela remontada.

Com a realização dos cinco jogos da categoria sub-15, o chaveamento das semifinais femininas e masculinas foi definido: 

Feminino 

- Doutor Sócrates x ADN Master 

- Loide Martha x Daniel Piza 

Masculino 

- Instituto Pio XI x Suzano Costa

- Nogueira Mineiro x Elpídio

O 42º Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.




Voltar