Com presença de Patrícia Amorim e Giovane Gávio, Congresso de Abertura dá início ao Intercolegial, no Teatro de Arena do Sesc Copacabana
Está oficialmente aberta a 42ª edição do Intercolegial/Sesc O Globo! Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizado o Congresso de Abertura de 2024, no histórico Teatro de Arena do Sesc Copacabana, projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, no famoso bairro da Zona Sul do Rio. A energia do evento foi incrível, nada mais inspirador para a temporada que terá como marco as Olímpiadas de Paris. Afinal de contas, o futuro passa pela competição entre estudantes mais tradicional do Brasil.
Ex-atleta olímpica de natação e agora diretora de esportes do Sesc, Patrícia Amorim marcou presença no evento e conversou com os representantes das escolas inscritas. Bicampeão olímpico de vôlei de quadra, Giovane Gávio encerrou a Abertura com uma palestra forte e inspiradora.
Diretor Geral, Roberto Garofalo foi o responsável por abrir os Jogos e contar algumas das novidades para a temporada 2024. O primeiro é o Dia do Desafio, campanha que tem como objetivo combater o sedentarismo no mundo e chega à 30ª edição neste ano, com a participação de 14 países da América Latina.
— O Congresso de Abertura foi diferente comparado aos anos anteriores. Não teremos o Desfile de Abertura este ano, que nós trocamos pela Festa de Encerramento. A parte técnica não mudou em nada, mas acrescentou a parte mais forte do Sesc e do O Globo. E essa palestra do Giovane foi realmente sensacional, valeu muito o nosso encontro — avaliou Garofalo.
Atleta do Intercolegial na primeira edição, há 43 anos, Patrícia Amorim se declarou à competição e reforçou a importância do Inter para a educação e crescimento dos alunos do estado do Rio de Janeiro.
— O Intercolegial é a maior competição escolar do Brasil. Não tem comparação. A organização, o empenho, a qualidade dos times, a boa formação. O esporte aliado à escola é uma educação plena. Sem medo de errar, digo que essa é a melhor formação. O Sesc apoia, é parceiro e vai ser sempre — disse a diretora de esportes do Sesc.
Bicampeão olímpico de vôlei de quadra, Giovane Gávio conversou com todos os professores que estiveram no Congresso de Abertura e valorizou a importância de cada um. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona-1992 e Atenas-2004, o ex-jogador também compartilhou momentos de vitórias e derrotas durante sua vencedora carreira.
— Eu comecei jogando na escola e sei da importância de cada professor na minha vida. É preciso enaltecer os mestres. Sem eles, eu não teria chegado a lugar algum. Os professores têm um papel importantíssimo em nossas vidas. Vocês são os grandes heróis do esporte brasileiro — destacou Giovane.
O futsal será a primeira modalidade a entrar em quadra, em maio. Antes de a bola rolar, vai ser realizado o congresso técnico, no dia 8 do mesmo mês, às 14h, no Sesc Madureira. Em 2023, Cesc Camaradinha (sub-15 feminino), Odete São Paio (sub-18 feminino), Censa (sub-15 masculino) e Seice (sub-18 masculino) se sagraram campeões nas quatro categorias do futsal.
O 42º Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.
Voltar