“Declaro aberto o Intercolegial 2013”, as palavras de Edson Mauro, locutor “Bom de Bola” da Rádio Globo, encerraram o tradicional Desfile de Abertura, que deu início ao Intercolegial, organizado pela Abadai Produções. O evento – realizado no HSBC Arena, em Jacarepaguá, na manhã deste domingo (21/04) –, teve na disputa entre torcidas seu ponto alto. Neste quesito, brilhou o GEO Escola Municipal Juan Samaranch, de Santa Teresa, que além de ganhar o título de torcida mais animada, ainda abocanhou a melhor apresentação, na defesa do tema “O Rio continua lindo?”.
O pódio do Desfile de Abertura também teve a presença do Colégio Santa Mônica, heptacampeão seguido do Intercolegial e recordista de títulos, com 11 conquistas, que chegou em terceiro tanto entre a torcida como na disputa de melhor desfile. Apollo 12, de Santa Cruz, e Centro Educacional Meireles Macedo, de Guaratiba, foram os vice-campeões do desfile e da torcida, respectivamente.
Depois de se destacar com bons resultados no ano passado, quando a prefeitura iniciou o projeto “Ginásio Experimental Olímpico”, a Juan Samaranch mostrou que poderá alçar voos ainda maiores em 2013. Mais duas escolas do projeto participarão no 31º Intercolegial: Doutor Sócrates, de Guaratiba, e Geo Felix Mielli, do Caju.
A torcida conseguiu se destacar mesmo com fortes concorrentes, que transformaram a Arena HSBC num autêntico Maracanã, com gritos inflamados e cânticos de torcidas dos clubes de futebol. Os torcedores da Juan Samaranch foram os primeiros a ocupar a arquibancada. Além da animação, a escola da rede pública contou com pessoas que procuravam reger os movimentos da galera, além de sincronizar a empolgação da torcida com a delegação que se apresentava na pista do ginásio.
– Queremos sempre competir. Se vamos ganhar ou não, é outra história. Estamos há quatro dias nesse processo com os alunos, trabalhando essas músicas e essa animação. No ano passado ganhamos como melhor torcida e queríamos mais. Todos se dedicaram. Temos aqui até funcionários terceirizados, da limpeza e da cozinha, que sequer tinham necessidade de estar presentes, mas fizeram questão de participar – contou Marcelo Rolim, diretor adjunto do Samaranch.
Em alguns momentos, Marcelo deixou a emoção falar mais alto durante o evento e até chorou:
– É emocionante. Todos nos dedicamos muito.
Um dos maiores dirigentes da natação brasileira, Ricardo de Moura inflamou os atletas com seu discurso. Comandante das delegações de nadadores brasileiros em Olimpíadas, campeonatos mundiais e competições internacionais, ele lembrou a importância da ética para competir, sem deixar de lado a gana de vencer.
– Esse evento é referência. E quem participa tem que sentir isso. Em segundo, porque o Rio é uma cidade olímpica. Tem que se sentir olímpico quem ajudou a trazer as Olimpíadas. E o Intercolegial também ajudou. Além disso, é impossível não ver essa energia e não se contagiar. E não querer essa troca de energia. Essa troca faz a gente viver, continuar – afirmou Ricardo.
Na corrida de rua, Percepção, Triângulo, Ciep Jean Debret, Juan Samaranch e Colégio Vasco da Gama foram os vencedores. O site do Intercolegial 2013 publicará domingo que vem (28/04) a cobertura completa da modalidade.
Foto: Ari Gomes