Congresso de Abertura tem homenagens e presença massiva das escolas, na tarde desta quarta-feira, no Sesc Tijuca
O Intercolegial está de volta! Nesta quarta-feira (26), no Sesc Tijuca, foi realizado o Congresso de Abertura da edição 41 dos Jogos, que contou com a presença massiva de representantes das escolas. Roberto Garofalo, diretor geral dos Jogos, Janaína Claro, produtora do Inter, e Sergio Freitas, coordenador técnico, receberam calorosamente os participantes e projetaram mais um ano intenso de disputas.
Garofalo destacou a importância do congresso como guia para uma participação bem-sucedida no Intercolegial, e lamentou a perda recente do árbitro Djalma Avelino — presente em várias edições — e Palmira Domingues, diretora da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, de Cabo Frio. O criador do Intercolegial pediu um momento de silêncio em homenagem a estas duas figuras ilustres do esporte entre estudantes, antes do início dos trabalhos.
— Peço a vocês um momento de reflexão sobre eles (Djalma e Palmira) e a certeza de que, mesmo não estando conosco, o entusiasmo e o profissionalismo que eles tinham no Inter continuará para sempre — refletiu Garofalo, antes de completar:
— A nossa reunião continuará sendo de forma tradicional. É importante deixarmos regulamento, Desfile de Abertura, Intersolidário e algumas outras normas bem alinhadas. Por isso, esse encontro é tão valioso.
O Intercolegial contará com novidades este ano, incluindo a categoria sub-8 no Skate e um aumento recorde na adesão ao xadrez (mais de 60 escolas inscritas). O Intersolidário, ação social de arrecadação de alimentos em parceria com o Mesa Brasil, do Sesc, que conquistou resultados expressivos nos últimos anos, também teve destaque. O coordenador Sergio Freitas detalhou:
— O Intersolidário foi um sucesso nos últimos dois anos, com a coleta de uma boa quantidade de alimentos para o Mesa Brasil. O espaço de coleta funciona nas dependências do Sesc de Madureira, onde é feito o controle de tudo o que é doado.
Quem também aproveitou para dizer algumas palavras foi Diego Souza, diretor comercial de projetos do Globo. Ele exaltou a importância do engajamento das escolas e projetou um grande 2023 para o Inter.
— É uma honra participar de mais um Intercolegial. Agradeço aos Sesc, ao Garofalo, por essa participação, e, principalmente, às escolas, porque sem vocês nada aconteceria. Tivemos 40 anos de sucesso, e agora não será diferente. Obrigado a todos, podem anotar que faremos um excelente Intercolegial — projetou Souza.
O próximo capítulo do 41º Intercolegial será o Desfile de Abertura, marcado para o dia 6 de maio, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. O tema será "A Fome e a Produção de Alimentos".
FOTO: Ari Gomes
Voltar