Congresso técnico do xadrez será nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, no Sesc Madureira
O xadrez do Intercolegial Sesc/O Globo vai movimentar 516 alunos de 32 escolas no próximo fim de semana, sendo a disputa feminina no sábado (24) e a masculina no dia seguinte, a partir das 8h, no Salão Nobre do Sesc Nova Iguaçu. Antes, entretanto, será realizado o congresso técnico da modalidade, nesta quarta-feira (21), às 14h, no Sesc Madureira.
A presença dos responsáveis pelas escolas é fundamental para a realização do xadrez, que envolve um grande número de alunos, árbitros, professores, além de diversos colaboradores e uma logística trabalhosa para a montagem das mesas e cadeiras. Para quem se inscreveu na modalidade vale a pena lembrar algumas recomendações fundamentais. A relação nominal gerada na inscrição eletrônica no site do Intercolegial deverá ser impressa e entregue durante o evento.
Dona de hegemonia de um longo período, a Santa Mônica Rede de Ensino ampliou o domínio nos tabuleiros no ano passado, quando conquistou cinco títulos (categorias sub-13 não federada masculina, sub-18 não federada e livre, ambas masculinas, por equipe feminina e por equipe masculina), dois vice-campeonatos (sub-18 não federada e livre femininas) e um terceiro lugar (sub-15 não federada feminina).
Adversária a ser batida, a Santa Mônica terá seu rival de sempre como principal candidato a tentar derrubar a sequência de conquistas. O Loide Martha, segunda força em 2023, promete dificultar a vida do grande campeão. No ano passado, a escola de Caxias se sagrou campeã da categoria sub-15 não federada feminina, além de faturar dois segundos lugares e dois bronzes.
Outras escolas correm por fora na briga pelos títulos das dez categorias. São elas o GEO Martin Luther King; a Escola Técnica Visconde de Mauá; o Pedro II; e a Escola Municipal Jornalista Carlos Castelo Branco, que conquistaram uma categoria cada um, em 2023. Para completar, alunas instituições tradicionais também esperam faturar bons resultados, como o GEO Juan Samaranch, GEO Doutor Sócrates e o GEO Rose Dalmaso, entre outros.
FOTO: Ari GomesVoltar