Coordenador da Vila Olímpica do Encantado diz local é a casa do skate do Intercolegial
Clique para ampliar

O Intercolegial incluiu o skate em sua programação em 2017, bem antes da estreia nas Olimpíadas de Tóquio deste ano. Depois de três edições em locais onde as pistas eram construídas pela organização dos Jogos, a competição foi realizada numa pista específica, de alto nível técnico, na Vila Olímpica do Encantado. Fato muito comemorado por Bruno Funil, skater de longa data e parceiro do Inter na disputa do esporte.

Com uma estrutura que atendeu plenamente a expectativa de atletas, técnicos, organizadores e todos os envolvidos, a Vila Olímpica do Encantado viveu um dia de alto astral e totalmente de acordo com a filosofia do skate, na qual a competitividade não é prioridade. O coordenador técnico da Vila, Marcos Vinicius Brandão, fez questão de abrir as portas para o Inter.

— A Vila Olímpica do Encantado é a casa do skate do Intercolegial a partir de agora. O que precisar da gente estaremos aqui para colaborar. Foi o primeiro evento da modalidade da minha gestão. Agradeço o Sergio (Freitas, coordenador técnico dos Jogos) por ter se empenhado em trazer o Intercolegial para a Vila Olímpica do Encantado e agora estamos esperando os próximos eventos porque vamos abraçar o que vier e espero que tenham mais competições aqui na Vila — afirma Marcos Vinícius, acrescentando que o esporte teve um crescimento significativo após os Jogos Olímpicos de 2021:

— O skate está com uma dimensão muito grande após as Olimpíadas de Tóquio e o futuro da gente está no Intercolegial. É desta competição que surgem os futuros medalhistas, os futuros atletas e, principalmente, bons cidadãos. A importância do Intercolegial é justamente esta, além disso um dos principais objetivos da atividade física é formar cidadãos. Se vai ganhar ou não é outra história.

Com diversas atividades físicas gratuitas para a população de todas as idades, a Vila Olímpica do Encantado realiza diversos eventos para todas as idades. Além da pista de skate, o local tem campo de soçaite de grama sintética, quadras poliesportivas, quadra de vôlei de praia, espaços para aulas de ginástica e muito mais. Marcos Vinícius conta que o skate é um dos mais procurados. As aulas da modalidade são às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h.

— Estou aqui desde março, antes das Olimpíadas, o skate já vinha com um bom número de atletas, de alunos. E depois de Tóquio cresceu muito. Tem muitas meninas praticando skate, que antes era visto mais para homens. Agora muitas meninas estão se matriculando nas turmas deste esporte e já são mais de 60 alunos inscritos. Também recebemos muitas pessoas que vêm só para praticar que gira em torno de 150 todos os dias. O Intercolegial chamará ainda mais alunos — acredita o coordenador da Vila do Encantado.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, Marcos Vinícius, coordenador da Vila Olímpica do Encantado, no dia da disputa do skate.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar