Cerca de 200 alunos representaram 15 colégios na disputa de oito categorias do tênis de mesa no 30º Intercolegial, que aconteceu no Ginásio do Sesi de Jacarepaguá. Dono de longa hegemonia na modalidade, o Colégio Santa Mônica (CSM) repetiu as campanhas anteriores e conquistou sete títulos, além de um vice-campeonato. O único primeiro lugar que escapou foi da livre não federado feminino, conquistada pela Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, da Tijuca.
Quem mostrou que está no caminho para retomar sua tradição de vitórias foi a Sociedade Educacional Percepção, que montou uma equipe mais forte em 2012, com 20 alunos inscritos, quase a metade do CSM. A escola de Irajá faturou quatro segundos lugares: jovem federado feminino; livre federado feminino; jovem federado masculino; e jovem não federado masculino. Fechando o retrospecto, ficou em terceiro na livre federado masculino.
– Esse é o segundo ano da equipe do tênis de mesa e estou mega satisfeito com a evolução dos jogadores. No ano passado, viemos com apenas seis alunos, dessa vez foram 20 – disse, empolgado, o professor Bruno Vital, técnico do Percepção.
O Centro Educacional Elpídio da Silva, de Padre Miguel, apareceu no pódio, com o terceiro lugar na categoria livre não federado feminino. O CEM (Colégio e Curso Centro Educacional Mingozzi), do Engenho de Dentro, somou pontos e ficou em quarto, na jovem não federado feminino.
A rede do ensino público também mostrou sua força e se fez presente na premiação dos melhores do tênis de mesa. Além do título na livre não federado feminino, a Escola Técnica Ferreira Viana faturou o vice-campeonato na livre não federado masculino e ainda beliscou o terceiro posto na jovem federado masculino.
– É a primeira vez que participamos do Intercolegial no tênis de mesa. Foi muito bom para quem está começando. Conseguir chegar nesse grupo de elite é motivo de orgulho. Mostra que o trabalho está no caminho certo – comemorou a professora da escola técnica, Cláudia Lage.
O Colégio de Aplicação da Uerj se apoiou no talento de João Pedro Sampaio, que com sua medalha de ouro, colocou o CAp Uerj na segunda posição da livre federado masculino. Na mesma categoria, a Escola Sesi de Jacarepaguá, ficou em quarto. A Escola Sesc de Ensino Médio, de Jacarepaguá, ficou em terceiro lugar na livre não federado masculino.
Estreante no Intercolegial, a Escola Municipal Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, ficou em segundo lugar na categoria jovem não federado feminino. Já a Escola Municipal Silveira Sampaio, mais uma representante de Jacarepaguá, ficou em terceiro na mesma categoria e repetiu a posição na jovem não federado masculino.
Foto: Ari Gomes