Da eliminação ao título: conheça a história de Luan, medalhista de ouro no vôlei de praia
O destaque e a visibilidade que o Intercolegial Sesc/O Globo proporciona para alunos e instituições que participam da disputa é gigante. E não só quando o resultado final é a vitória. Medalhista de ouro no vôlei de praia sub-18 masculino pela Santa Mônica Rede de Ensino, o jovem Luan, de apenas 16 anos, ganhou uma bolsa de estudos justamente por ter enfrentado a atual escola no ano passado.
Em 2023, quando ainda era aluno do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, ele enfrentou a Santa Mônica e foi derrotado no torneio. Mas a boa atuação chamou a atenção do então técnico adversário Luis Eduardo “Mineiro”, que acreditou no potencial de Luan e o trouxe para ser campeão este ano.
— Ele jogou contra a gente. Ganhamos este jogo, mas ele fez uma excelente partida. Como ele estava no nono ano e a ex-escola dele não possui o ensino médio, nós o trouxemos para a Santa Mônica com uma bolsa de estudos para que ele possa jogar — conta o treinador.
A pouca idade aliada a uma extrema habilidade chamam a atenção quando Luan joga. Nas areias do Sesc Nova Iguaçu, ele levou a rede de ensino ao tricampeonato do vôlei de praia sub-18 masculino ao lado do amigo Kauã. É apenas a segunda participação dos Jogos e o primeiro ouro já foi conquistado.
— É o meu segundo ano no Intercolegial. O técnico Mineiro gostou de mim e me trouxe para a Santa Mônica. Como já era meu último ano na última escola, hoje estou aqui. Sempre acreditamos. Desde o início, quando fizemos o primeiro ponto e vencemos o primeiro set, sentimos que teríamos condições — afirmou o jogador.
A expectativa é que Luan participe de pelo menos mais duas edições do Intercolegial e esse nome, desde já, começa a ser observado com muita atenção por todos do meio. Alguns dos campeões da Santa Mônica, inclusive, obtiveram oportunidades em clubes após o término dos estudos na escola.
— Ele está jogando bem. Pode melhorar, já que ainda tem 16 anos. Tem muito a evoluir e dois anos de Intercolegial para ele disputar. Vamos tentar fazer de tudo para que ele tenha ainda mais êxito na vida dele — completou Mineiro.
O 42° Intercolegial é uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.
FOTOS: Ari GomesVoltar