Da fila de espera às semifinais: Ciep Astrogildo Pereira é a única escola pública viva no futsal masculino sub-18
O sonho sempre foi participar do Intercolegial, mas chegar às semifinais é um feito ainda maior. Pela primeira vez nos Jogos, o Ciep Astrogildo Pereira, de Saquarema, venceu as duas primeiras partidas do futsal sub-18 masculino e está entre as quatro melhores equipes da competição.
Com o triunfo sobre o CEL (Centro Educacional da Lagoa), do Jardim Botânico, por 2 a 0, na Vila Olímpica Nilton Santos, o time comandando pelo técnico Carlos Eduardo Cézar se classificou para as semis.
Única escola pública ainda em disputa nesta fase, o Ciep de Saquarema enfrentará o João Paulo I, de Bangu, atual campeão. Do outro lado da chave, Seice, de Caxias, e Triângulo, de Bento Ribeiro, medem forças.
Desde 2018 sob o comando da modalidade na escola da rede pública, o treinador nem sempre cumpriu a função de treinador de futsal. Cadu, como é chamado pelos atletas, é professor de educação física e virou técnico por conta da paixão pela modalidade.
— É um grande sonho nosso Saquarema conseguir disputar o Intercolegial 41 anos. Eu não sabia ao certo como fazia as inscrições. Ano passado nós ficamos na lista de espera, foi uma expectativa muito grande. Esse ano conseguimos escrever, ainda ficamos na lista de espera, mas por conta dos critérios estamos disputando pela primeira vez — contou Carlos Eduardo, que apesar da boa atuação na vitória sobre o CEL mantém os pés no chão e prevê trabalho duro antes da partida de semifinal:
— Não ganhamos nada ainda. Precisamos trabalhar muito durante a semana. É muita dedicação, ainda mais por ser uma escola pública. Tentamos fazer um trabalho tático muito forte para eles aprenderem o futsal, porque a garotada joga futebol de campo.
FOTO: Ari GomesVoltar