Demolidor de gigantes: IFF Macaé derrota Elite na final do vôlei sub-18 e é o grande campeão em sua estreia no Intercolegial
Muito trabalho e dedicação, mesmo que em pouco tempo de existência, às vezes, podem falar mais alto do que a tradição e o peso da camisa. Foi o que aconteceu com o IFF Macaé na temporada 2023. Estreante no Intercolegial, o time foi o grande campeão no vôlei sub-18 masculino ao vencer por 2 sets a 1 a Elite Rede de Ensino na final, feito que corou uma campanha espetacular na primeira participação da equipe na modalidade.
O primeiro lugar acabou coroando a campanha do time que deixou tantos outros adversários tradicionais para trás. Até a final contra a Elite, o IFF já havia passado pelo Garriga de Menezes, que era o atual campeão, e pelo CEL, outro time que sempre chega com força nas competições. O técnico Arione Ferreira, também muito novo no ramo, com apenas 22 anos de idade, destacou que o segredo da equipe macaense tem sido a dedicação diária nos treinamentos nesses quase dois anos em que o grupo foi reunido e começou as atividades.
— A gente tem pouco mais de um ano e meio de trajetória e, desde que se juntou, a gente ganhou tudo que participou. É o nosso quarto título e o primeiro no Intercolegial. Na primeira participação já vencemos. Nessa final, tivemos que sair do 100 e ligar os 200%. Estou muito feliz com esse trabalho e com esse resultado — afirmou.
A vitória do IFF Macaé sobre a Elite começou com um primeiro set muito equilibrado. A troca de pontos foi constante entre os times no início do jogo. Além das equipes em quadra, a disputa entre as torcidas era grande nas arquibancadas do ginásio do Sesc São João de Meriti. De virada, após estar perdendo por 24 a 23, a Elite conseguiu fechar o período em 26 a 24 e saiu na frente. Nos outros dois sets, vitória do IFF por 30 a 28 e por 15 a 4 no tie-break.
— Quando pensamos em entrar no campeonato, dizíamos que íamos ganhar. A gente veio trabalhando para que isso acontecesse. Ver isso se realizar é muito gratificante. Nosso esforço valeu a pena. Tivemos dificuldade e, que melhorar as coisas durante o campeonato. Mas, chegar aqui e bater a Elite, é de imensa felicidade. Muito se deve ao nosso treinador que pegou a gente do zero e transformou em tudo isso que somos hoje — conta ponteiro Ruan Santiago, um dos grandes talentos do IFF Macaé, eleito o melhor jogador da partida.
Com o resultado, o pódio do vôlei sub-18 masculino teve o IFF Macaé pela primeira vez conquistando o título, seguido do Elite Rede de Ensino, que ficou em segundo lugar (uma posição acima da última temporada). Já a medalha de bronze ficou com o CEL, do Jardim Botânico, que bateu o Gama, de Caxias, na disputa pelo terceiro lugar.
FOTOS: Ari Gomes
Voltar