Desde a primeira edição do Intercolegial, há 36 anos, o árbitro Alcimar trila seu apito nos confrontos do handebol
Clique para ampliar

Alcimar Duque Teixeira é um veterano no Intercolegial, ele participa do evento desde a primeira edição, realizada em 1983. No entanto, ele não atuou como atleta e nem na direção técnica das escolas. Sua praia é a arbitragem do handebol. Ex-árbitro de futebol de campo e de futsal, ele diz com orgulho que a sua chegada a maior competição entre estudantes foi uma das melhores emoções que sentiu.

— Eu apitava no campo e no salão, mas acabei sendo chamado para aprender a arbitragem do handebol. E o meu primeiro estágio foi no Intercolegial. Isso, para mim, é motivo de muito orgulho. Posso afirmar que participo dele desde o início — lembra Alcimar.

Árbitro da Federação de Handebol do Estado do Rio (FHERJ) há 35 anos, Alcimar também atuou como árbitro da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) por mais de 30 anos. Ele leva para o Intercolegial a larga experiência de ter participado da Universíade de 1998, na Polônia, e de vários torneios internacionais na Europa (Itália, França, Portugal e Espanha).

— A experiência internacional é boa porque a gente aprende muito e pode aplicar o conhecimento em outros lugares. Mas posso fazer uma afirmação: não trocaria ter participado do Intercolegial por qualquer que seja a competição — garante o árbitro.

A competição estudantil para Alcimar é algo que está entranhado na alma. Para ele, não há melhor competição do que esta porque é nela que excelentes árbitros se formam.

— O Inter foi uma espécie de laboratório para mim, como é para qualquer outro árbitro iniciante. Essa competição faz parte da minha vida. Nela aprendi muito e ainda estou aprendendo — disse ele.

Alcimar foi um dos donos do apito nas semifinais do handebol do Intercolegial 2018, disputadas na Vila Olímpica Félix Venerando, em Honório Gurgel. E, como é de costume, não houve nenhum problema nos doze confrontos que apontaram os finalistas das seis categorias da modalidade. A decisão dos títulos está marcada para o dia 24 de novembro.





Voltar