Desfile de talentos e atrações de renome internacional prometem agitar o skate, neste sábado
Clique para ampliar

Antes mesmo de fazer parte das Olímpiadas, o skate já era uma aposta do Intercolegial. A estreia da modalidade foi em 2017, num grande evento com cinco modalidades e mais de três mil pessoas presentes, realizado no Cefan, na Penha, Zona Norte do Rio. Sempre muito marcante, o esporte vai encerrar o primeiro semestre do 42° Intercolegial Sesc/O Globo, neste sábado (22), a partir das 8h, na Vila Olímpica do Encantado. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

A pista localizada no bairro do Encantado, também na Zona Norte da Cidade Maravilhosa, vai ferver, com skatistas cercados de expectativas de alcançar a nata mundial da modalidade. O skate arrebata o coração de milhões de mulheres e homens em todo o Brasil e que desde as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, se transformou em potenciais medalhas. E olha que os Jogos de Paris estão aí.

Responsável por tudo que envolve a parte técnica e a execução do skate no Inter, Bruno Funil é um dos maiores especialistas deste esporte no Rio e no Brasil. Entusiasta da maior competição entre estudantes do Brasil, ele ajudou a tornar a modalidade um sucesso a cada edição dos Jogos. 

— Desde já essa competição é uma das mais tradicionais no calendário esportivo do Rio. A comunidade do skate fica muito feliz com a visibilidade e por estar ao lado de outras modalidades neste evento de mais de quatro décadas. O público gosta muito. A evolução é impressionante, desde que começou a ser disputado, de maneira bem coadjuvante, com a garotada iniciando a prátia do skate — afirma Funil, sem esconder a empolgação.

— Agora nos deparamos com a edição de 2024, que conta com talentos de renome mundial. É isso mesmo, caso do Matheus Mendes, uma das maiores promessas do skate nacional, e da Duda Oliveira, que participa das maiores competições profissionais no Brasil. Ambos foram observados desde o início, quando ainda eram muito novinhos. O intercolegial pode se orgulhar bastante disso. De ver estes atletas mostrarem todo o seu talento e ao mesmo tempo acompanhar o crescimento deles como pessoas e desportistas — completa.

Como já é de praxe, o skate do Inter vai contar com uma comissão técnica formada por grandes nomes da modalidade, tanto do masculino, como do masculino. Outra novidade é a esteria de uma narradora do skate feminio. Bel Nascimento vai comandar a disputa ao lado de Bruno Funil.

— A Bel é uma batalhadora, uma militante do skate feminino brasileiro. Ela vai levar as emoções da competição para o público, juntamente comigo.

Agora é esperar que os skatistas deem show na pista da Vila Olímpica do Encantado, muito elogiada por Funil e que os campeões do Inter 2024 sejam conhecidos. O responsável pela modalidade encerra exaltando a relevância que os Jogos representa para quem ama e pratica o skate:

— Falo em nome de toda a comunidade do skate do Estado do Rio, principalmente das categorias de base. A importância que o Intercolegial tem para as crianças e adolescentes. Afinal temos vários campeões do skate com bolsa gratuita e terem acesso ao ensino de boa qualidade graças às suas habilidades esportivas. Isso é muito legal!

FOTO: Ari Gomes




Voltar