Disputa acirrada dá ao GEO Samaranch melhor campanha no xadrez
Em mais um desempenho espetacular, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, conquistou a melhor campanha do xadrez do Intercolegial pelo segundo ano seguido. Numa disputa lance a lance, no ginásio do Sesi Jacarepaguá, o atual campeão geral dos jogos - sendo o primeiro da rede pública em 33 edições - superou por um terceiro lugar o Sistema Elite de Ensino, da Tijuca.
Para chegar ao bicampeonato da modalidade e superar seu maior rival, o GEO Samaranch conquistou três categorias (jovem masculino, jovem feminino e livre não federado feminino), além de uma prata (livre não federado masculino) e um bronze (livre feminino).
- É um excelente resultado para a nossa escola. Praticamente repetimos o que fizemos no ano passado. A escola foi recompensada. Nosso trabalho está valendo a pena. A garotada está atingindo um nível muito legal de xadrez. Estou muito feliz - comemorou Antônio Holanda, técnico do GEO de Santa Teresa.
No confronto, o Sistema Elite não ficou atrás em número de títulos e também subiu ao primeiro lugar do pódio por três vezes, nas categorias livre não federado masculino, livre federado masculino e livre federado feminino. A escola da Tijuca fechou a campanha com o bronze da livre federado feminino e a quarta colocação na livre não federado feminino.
O domínio do xadrez no Intercolegial 2015 foi do GEO Samaranch e do Sistema Elite. Abaixo das duas forças da modalidade, no entanto, o equilíbrio predominou, com quatro vice-campeonatos divididos pelo mesmo número de escolas. Nas disputas pelo bronze, apenas o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, foi o único a faturar dois - livre não federado, tanto masculino como feminino.
CEL (Centro Educacional da Lagoa), do Jardim Botânico, Colégio Pedro II, inscrito pela Tijuca, Elpídio da Silva, de Padre Miguel, e Colégio Santo Agostinho, do Leblon, faturaram a prata na categorias livre não federado feminino, jovem masculino, livre feminino e livre masculino, respectivamente.
Os demais bronzes ficaram com Escola Sesc do Ensino Médio, de Jacarepaguá (livre masculino); e GEO Félix Venerando, do Caju (jovem masculino).
Incansável no trabalho do Elpídio da Silva para conquistar bons resultados no Intercolegial, o coordenador de esportes Egnaldo Guedes comemorou o vice-campeonato da livre feminino, que, segundo suas palavras foi obtido mesmo diante de adversidades:
- Viemos com nove atletas, faltaram quatro. É um trabalho que ainda está sendo fomentado, já que o xadrez não é muito difundido no país. As meninas ainda estão em fase de aprendizado, pois começaram a treinar apenas no ano passado.
Voltar