Quatro categorias, quatro escolas diferentes. O vôlei de praia do Intercolegial 2013, disputado na Praia do Flamengo, na famosa Rede do Big, em frente à Travessa Tucumã, primou pelo equilíbrio.
A divisão de títulos, no entanto, foi possível graças a novas forças, como o Sistema Elite de Ensino, inscrito pela unidade de Vila Valqueire, Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, de Jacarepaguá, e Colégio Santa Mônica. Apenas o CEL, do Jardim Botânico, conquistara título na modalidade, em 2012.
Como já é rotina na disputa de federados da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil, o CEL desfilou competência nas areias da Praia do Flamengo. Dupla de altíssimo nível técnico, Antônio Affonso e Jonas Paixão tiveram atuação quase perfeita e venceram por 2 sets a 0 o Colégio Santa Mônica, de João Vitor Barros e Leonardo Sampaio, com parciais de 18 a 12 e 18 a 7.
Guilherme Schmitd, técnico da escola do Jardim Botânico, exaltou sua dupla masculina, mas fez questão de parabenizar Beatriz Vieira e Amanda Fillippo, que ficaram em terceiro lugar entre as federadas:
– No feminino, ficamos com o bronze, mas no masculino já éramos favoritos. Essa dupla é muito boa. Entrei esse ano no colégio, mas já pude conhecê-los bastante. Além de ótimos atletas, eles também são muito bons amigos. Os dois têm muito futuro pela frente.
A regularidade do Colégio Santa Mônica (CSM) é outra tônica do Intercolegial. O atual campeão geral dos jogos venceu a categoria livre não federado feminino, com Ana Beatriz Torres e Luana Palmieri. Na final, vitória por 2 sets a 0 sobre o Triângulo (Bento Ribeiro), de Marcelle Porto e Amanda Moura.
O grande diferencial de mais uma campanha espetacular do CSM é o excelente rendimento dos atletas não federados, formados dentro da instituição.
– Nosso trabalho tem sido voltado principalmente para o extraclasse, que são nossas escolinhas. No geral, este ano tivemos bons resultados no vôlei de praia, conquistamos um título, chegamos em segundo e ficamos tem terceiro ganhando de virada. Nossas campanhas têm sido muito boas – afirma Priscila Cardoso, técnica do CSM, que além do vice-campeonato na livre masculino, ficou em terceiro na livre não federado masculino, com Jakson Almeida e Vinícius Araújo.
Pela livre não federado masculino, o Brigadeiro Schorcht surpreendeu. A dupla da escola da rede pública, formada por Alexandre Nunes e Diogo Figueiredo, venceu por 2 a 0 o Colégio Pedro II, da Tijuca, de José Ferreira e Elias Tiburcio.
Outra grande surpresa foi a dupla feminina do Sistema Elite, campeã da livre federado. Ana Carolina Santos e Thais Belota, ambas com apenas 16 anos, apresentaram desempenho excelente e, depois de bater o CEL, na semifinal, voltaram a brilhar na decisão, com vitória por 2 sets a 0 sobre o Pedro II, com parciais de 18 a 11 e 18 a 12.
Os pódios do vôlei de praia do Intercolegial 2013 ainda tiveram as presenças da Rede MV1, da Tijuca (bronze na livre não federado feminino); e do Colégio Estadual Stella Matutina, de Jacarepaguá (terceiro na livre masculino).
FOTO: ARI GOMES