Doutor Sócrates e Loide Martha abrem hoje (27/6), às 11h, o Desafio Online de Xadrez do Intercolegial 2020
Está chegando o grande momento! O Desafio de Xadrez Online do 38° Intercolegial Sesc/O GLOBO começará amanhã (sábado, 27/6), às 11h. O confronto entre a Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates e o Loide Martha marcará o início da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil, mostrando resistência e movimentando os alunos em plena pandemia do novo coronavírus. E, obviamente, sem sair de casa.
A cada edição do Inter, a Doutor Sócrates mostra evolução. Neste ano, como não podeira deixar de ser, se preparou para fazer bonito e já estava na expectativa de arrebentar no Desfile de Abertura. Não foi possível. No entanto, a escola municipal de Guaratiba não titubeou em aceitar o convite para disputar o desafio.
Quarto colocado geral do Inter, no ano passado, a Doutor Sócrates fez uma campanha de excelentes resultados no xadrez, com dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Nas disputas por categorias, chegou a seis dos oito pódios da modalidade, conquistando dois títulos (sub-13 não federada feminina e sub-18 não federada masculina), três vice-campeonatos (sub-12 não federada masculina, sub-15 não federada masculina e sub-15 não federada feminina) e um terceiro lugar (sub-18 livre feminina).
Já o Loide Martha, atual vice-campeão do Intercolegial, há tempos já se firmou como uma das principais forças da competição. O xadrez, entretanto, não é uma de suas principais valências. Pelo menos por enquanto. Mesmo assim a escola de Caxias se prontificou a participar, demonstrando seu comprometimento habitual. As melhores colocações do Loide nos tabuleiros, em 2019, foram dois sextos lugares (sub-15 não federada, tanto masculina como feminina) e um oitavo (sub-18 livre feminina).
Apesar do favoritismo da Doutor Sócrates, o Loide Martha pretende surpreender no Desafio de Xadrez Online e manter a tradição de bons resultados em diversas modalidades. As duas escolas disputarão quatro jogos simultâneos, válidos pelas quatro categorias do torneio: sub-18 livre; sub-18 não federada; sub-15 não federada; e sub-13 não federada. As equipes são mistas, compostas por meninos e meninas, em proporção definida pela escola.
A competição terá três participantes. A Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, aguardará o perdedor do primeiro confronto, em duelo marcado para segunda-feira (29/6), às 16h. No dia seguinte, a Nelson enfrentará o vencedor, no mesmo horário, no encerramento da disputa.
O torneio será emparceirado no formato de Sistema Schuring, no programa Swiss Manager, em três rodadas com todas as equipes se defrontando, num só dia. O (a) jogador (a) deverá estar conectado (a) a plataforma lichess.com e ao site Skype (com webcam e microfone obrigatórios), no momento de cada rodada. O ritmo de jogo será de 20 minutos e o professor será responsável pelo contato com a equipe organizadora da competição.
O programa de emparceiramento usado será o Swiss Manager e os emparceiramentos oficiais serão disponibilizados no Chess-Results (chess-results.com). O jogador está proibido de ter um telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação além dos obrigatórios para o jogo (webcam e microfone), durante toda a partida.
A supervisão do Desafio de Xadrez Online será do coordenador de xadrez do Inter, o árbitro internacional Élcio Mourão, em parceria com Igor Mourão, árbitro auxiliar e Grande Mestre Nacional.
O 38° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.
Voltar