Em disputa equilibrada, Santa Mônica Centro Educacional é pentacampeão geral consecutivo do Intercolegial
Clique para ampliar

Numa das disputas mais acirradas dos últimos tempos, o Santa Mônica Centro Educacional se sagrou campeão geral do Inter pela quinta vez consecutiva e chegou a seu sétimo título na competição. A escola inscrita por sua unidade de Bento Ribeiro marcou 230 pontos e superou o Loide Martha, que ficou com 218. O GEO Doutor Sócrates conquistou um histórico terceiro lugar.

O regulamento do Intercolegial 40 anos permitia às escolas a participação em apenas quatro categorias nos quatro esportes coletivos (futsal, basquete, vôlei e handebol), escolhidos livremente. O Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) decidiu apostar todas as fichas no handebol e disputou as quatro categorias da modalidade, abrindo mão de futsal, basquete e vôlei. A estratégia foi bem sucedida, com o título sub-18 masculino, o vice-campeonato sub-18 feminino, além do quarto e do quinto lugares nas sub-14 masculina e sub-14 feminina, respectivamente.

Com os títulos bem divididos entre as escolas na temporada de 2022, a escola inscrita por Bento Ribeiro conquistou mais três primeiros lugares, com as meninas não federadas da categoria sub-18 do xadrez, no skate sub-18 feminino e no vôlei sub-18 masculino. O SMCE subiu em mais três pódios, sendo dois nos tabuleiros (segundo sub-18 não federado masculino e terceiro sub-15 feminino) e mais um no skate (sub-14 masculino). Os vice-campeonatos no somatório geral da categoria livre e do Intersolidário fecharam a campanha na edição histórica dos 40 anos do Intercolegial.

O Loide Martha não chegou ao título inédito de campeão geral do Inter. A escola de Caxias, entretanto, tem muito a comemorar. Segundo colocado geral de 2022, o Instituto foi o vencedor do Intersolidário e se sagrou campeão geral da categoria livre. Para coroar a magnífica temporada, ganhou a disputa das torcidas e fez a terceira melhor apresentação no Desfile de Abertura.

Os primeiros lugares no pódio do xadrez sub-18 não federado masculino e sub-18 livre feminino fecharam a coleção de conquistas do Loide. Além dos cinco títulos do Intercolegial 40 anos, a escola foi vice-campeã no basquete sub-18 feminino e no vôlei de praia sub-18 masculino e ganhou os bronzes do xadrez sub-13 masculino e sub-18 não federado feminino.

Quem também fez uma campanha digna de entrar para a história foi o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba. A cereja do bolo foi o título geral da categoria jovem, após longa hegemonia do GEO Juan Samaranch. A escola da rede pública obteve o melhor desempenho entre os participantes do xadrez, com boas colocações nas oito categorias.

Nos tabuleiros, o GEO Sócrates foi primeiro lugar na sub-15 masculina e ainda ficou com três vice-campeonatos (sub-13 masculina; sub-13 feminina; e sub-15 feminina) e com dois bronzes (sub-18 livre masculina e sub-18 livre feminina); além de um quarto e um quinto lugares. O ano mágico também rendeu à escola o vice-campeonato e o bronze no vôlei sub-15 feminino e sub-15 masculino, respectivamente; e as terceiras colocações no futsal e no basquete sub-15, ambos entre as meninas.

Figurinha carimbada nos pódios gerais do Intercolegial, o GEO Samaranch bateu na trave em 2022. A instituição pública, que fica em Santa Teresa, realizou uma boa temporada e chegou na quarta colocação da 40ª edição dos jogos. Campeã desde 2016 da categoria livre, a escola voltou a ter um ótimo desempenho e subiu mais uma vez no pódio com a segunda colocação.

Entre os vários bons resultados do GEO Samaranch na temporada, estão o segundo lugar na apresentação no Desfile de Abertura e os títulos no vôlei sub-15 masculino e no handebol sub-14 masculino. A escola faturou o bronze no vôlei sub-15 feminino e marcou presença forte no xadrez.

Terceiro colocado geral na categoria livre, a Elite Rede de Ensino foi campeão em três esportes coletivos, que lhe rendeu a quinta colocação no Intercolegial 40 anos. As meninas da escola, inscrita por sua unidade tijucana, foram as grandes estrelas da companhia e ficaram em primeiro lugar no futsal sub-15; no vôlei sub-18; e no vôlei de praia sub-18. O esporte feminino ainda ganhou o bronze no futsal sub-18. Já os meninos foram responsáveis pelo bronze no vôlei sub-18 e a quarta colocação no vôlei de praia da mesma categoria.

O Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, e o GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, foram o sexto e o sétimo colocados do Intercolegial 40 anos, respectivamente. A escola da Baixada teve seu carro-chefe nos bronzes do handebol sub-14 e sub-18, ambos femininos. Com uma campanha calcada na regularidade, o Nélson Prudêncio marcou pontos em oito das dez disputas em jogo na competição mais tradicional entre estudantes do Brasil.

FOTO: Ari Gomes




Voltar