Em festa, GEO Doutor Sócrates celebra desempenho histórico no Intercolegial 40 anos
A festa de encerramento da temporada esportiva do GEO Doutor Sócrates foi o cenário perfeito para a entrega dos troféus que marcaram um ano histórico da escola de Guaratiba no Intercolegial. Com um desempenho espetacular no xadrez, a instituição conquistou o terceiro lugar geral da edição de 40 anos dos Jogos e faturou o título da categoria jovem. Microfone em punho, o coordenador esportivo Luciano da Silva Francisco anunciou a premiação.
— Amassamos! Não teve pra gente! Temos que juntar os pais, os alunos... a conquista é nossa! — comemorou Luciano, no palco do ginásio, diante da quadra lotada com as famílias dos estudantes.
A empolgação foi tanta, que os professores deram uma volta olímpica com os troféus. Muito ocupado como mestre de cerimônias, Luciano deixou o “cargo” de porta-voz para Flávio Araújo, professor de xadrez, carro-chefe do GEO Sócrates. Obviamente, o treinador dividiu os louros com todos os envolvidos na participação brilhante no Intercolegial 40 anos. Até porque a escola também fez bonito com o vice-campeonato e o bronze no vôlei sub-15 feminino e sub-15 masculino, respectivamente; e as terceiras colocações no futsal e no basquete sub-15, ambos entre as meninas.
Assim como as outras escolas do projeto, o GEO Sócrates proporciona aos alunos diversos esportes, como futsal, vôlei e basquete, entre outros. A relevância do xadrez causa espanto, mas uma pequena conversa com Flávio já explica um pouco o desempenho da escola nos tabuleiros, que rendeu o primeiro lugar na categoria sub-15 masculina, três vice-campeonatos (sub-13 masculina; sub-13 feminina; e sub-15 feminina), dois bronzes (sub-18 livre masculina e sub-18 livre feminina); além de um quarto e um quinto lugares.
Quando o aluno chega ao sexto ano, ele já passou por todas as modalidades e chega a hora de eu captá-los para o xadrez, deixando de lado o futsal, basquete, handebol. Eu não coloco eles para jogar logo. Primeiro eu coloco um vídeo que fala sobre o Magnus Carlsen, campeão mundial de xadrez. O vídeo fala da capacidade cerebral que a pessoa atinge e tudo o que o Magnus conseguiu, carros, sucesso. A criança quer ser a mais inteligente. Eu boto a imagem de um cara que todo mundo pensa que é nerd, mas que se veste bem, é patrocinado pelas maiores marcas do mundo.
Depois que eles entram tem todo um trabalho para que eles mantenham o interesse. Eles vão competir porque se ficar somente no colégio treinando não tem como. O Circuito de Xadrez da Zona Oeste é muito forte, chegou a reunir 600 enxadristas e durou até a pandemia.
Me sinto muito orgulhoso, mas nada se consegue sozinho. Quando eu entrei, em 2016, tinha o objetivo de suprir um espaço para aqueles alunos que não queriam fazer modalidade nenhuma. As pessoas que eram “depositadas” no xadrez gostavam de cálculo, gostaram da modalidade e conquistaram um bom resultado no Inter do mesmo ano. A partir daí só fomos melhorando a nossa classificação. Tudo tem a ver com a estrutura da escola e a parceria da diretoria e dos professores, além dos alunos, que são maravilhosos.FOTOS: Ari Gomes
Voltar