Em segundo dia de disputa, xadrez masculino fecha a modalidade, com novo equilíbrio nos primeiros lugares, no Sesc Nova Iguaçu
Clique para ampliar

Mais um dia recheado de xadrez no 42º Intercolegial! Após a disputa do feminino, no sábado (24), o Sesc Nova Iguaçu voltou a ser palco da modalidade, neste domingo. Desta vez, foram os meninos que fizeram tremeram os tabuleiros no belíssimo salão nobre do local. Ao todo, 294 alunos integraram quatro categorias masculinas. Na sub-13 não federada, o GEO Martin Luther King, da Praça da Bandeira, se sagrou bicampeão, e o Loide Martha, de Caxias, levou o título a sub-15 não federada. A Escola Técnica de Visconde de Mauá foi a grande vencedora da categoria sub-18 não federada, enquanto a Santa Mônica Rede de Ensino subiu ao lugar mais alto do pódio da sub-18 livre. 

À frente do xadrez do Inter há 18 anos, Élcio Mourão encerrou mais uma edição muito satisfeito. Além da realização no Sesc Nova Iguaçu, que proporcionou um ambiente extremamente agradável para todos os envolvidos, o evento foi dividido em dois dias. Por conta da alta procura, o número de inscritos aumentou, o que fez com que as meninas disputassem no sábado e os meninos no domingo. Com isso, a competição fluiu melhor e desgastou menos a garotada. 

— Eu estou feliz. É muito bacana completar o 18º ano como organizador do xadrez do Intercolegial. Neste ano, conseguimos fazer um trabalho que eu já planejava há um tempo, que era separar as meninas dos meninos. Cerca de 600 crianças jogando xadrez e foi ótimo. O espaço do Sesc fez a diferença, e tecnicamente também funcionou muito bem. São os melhores alunos do Estado que vêm jogar. E como conseguimos dividir, atendemos melhor a todos — exaltou Élcio Mourão. 

Desde o início, às 9h, até tarde adentro, os meninos duelaram e fecharam mais uma edição do xadrez, modalidade de muita tradição, que fez parte do primeiro Intercolegial, realizado em 1983 e, depois de um intervalo, voltou aos Jogos para não sair mais. Confira um resumo da disputa das quatro categorias masculinas do 42° Intercolegial, uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.

Sub-13 não federada

Após o título do GEO Martin Luther King, a Santa Mônica Rede de Ensino faturou o segundo lugar da categoria. A escola da Praça da Bandeira teve Bernardo Martins, como principal enxadrista, enquanto Daniel Pereira foi o destaque do vice-campeão. Em terceiro lugar, o Loide Martha, que figurou em três dos quatro pódios possíveis. 

Sub-15 não federada

Com o brilho de Bryan da Silva, estrela do Instituto, o Loide conquistou o primeiro lugar da categoria. O GEO Nicarágua, de Realengo, ficou com a prata. Para fechar, o GEO Martin Luther King retornou ao pódio, mas desta vez em terceiro.

Sub-18 não federado

O título foi conquistado pela Escola Técnica de Visconde de Mauá, que teve Cássio Silva como medalhista de bronze no individual e guiou a instituição rumo ao primeiro lugar geral. O Loide Martha ficou com a prata e chegou ao terceiro pódio no xadrez masculino, seguido pelo IFRJ de Paracambi. 

Sub-18 livre 

A Santa Mônica Rede de Ensino deu um verdadeiro show na única categoria federada. Otávio Laba, melhor atleta do Brasil até 14 anos, foi ouro, seguido de Miguel da Costa e Gabriel Bastos, prata e bronze, respectivamente. Com isso, a escola de Cascadura venceu o geral com tranquilidade. O Pedro II faturou a medalha de prata, com João Lichote e Gael Simas como principais jogadores. Erick Leão e Daniel Portela, do Colégio Estadual São Cristóvão, foram os responsáveis por colocarem a escola entre as três melhores do Rio de Janeiro.

Pódios:

Sub-13 não federado

1. GEO Martin Luther King 
2. Santa Mônica Rede de Ensino 
3. Loide Martha

Sub-15 não federado

1. Loide Martha
2. GEO Nicarágua 
3. GEO Martin Luther King

Sub-18 não federado

1. Escola Técnica Visconde de Mauá 
2. Loide Martha 
3. Paracambi 

Sub -18 livre

1. Santa Mônica Rede de Ensino
2. Pedro II
3. Colégio Estadual São Cristóvão





Voltar