Empenho nas quadras que se reflete nos estudos
Clique para ampliar

Pensando no futuro do filho, os pais de Lucas Costa Favaro, do Abeu Colégios, de Belford Roxo, pensaram e transferi-lo quando ele passou a cursar o ensino médio. O jovem, no entanto, não queria mudar a escola por conta do basquete. Foi então que ele fez uma promessa com os pais: se passasse para todas as escolas técnicas possíveis, poderia continuar no Abeu. 

Lucas, hoje com 17 anos, se esforçou bastante e passou para Cefet, Faetec e IFRJ, ficando entre os cinco primeiros em quase todas. Orgulhoso, ele conta como foi o acordo com o pai e revela como conciliava os treinos de basquete com os estudos e o que fez para ter êxito no objetivo.

- Eu estava no nono ano, indo para o ensino médio, e tinham várias provas para escolas federais. O Abeu me ofereceu uma bolsa por eu ser atleta e eu queria ficar. Mas meu pai não. Fizemos um acordo em que se eu passasse nas provas, poderia escolher. Como estudei e passei em todas, ele me deixou ficar no Abeu. Os treinos são quarta e sexta e eu tinha os outros dias para estudar. Mas, eu foquei mesmo prestando atenção nas aulas e fazendo os exercícios que os professores indicavam - destacou.

O bom desempenho de Lucas nos estudos foi repetido em quadra. Na função de armador da equipe sub-18 não federado, ele conduziu bem a bola, fez boas cestas e ditava o ritmo da equipe na vitória por 31 a 20 sobre a Escola Sesc de Ensino Médio, de Jacarepaguá. No time de basquete desde 2012, Lucas conquistou o título da modalidade pela categoria sub-15 há dois anos e, no último Intercolegial que disputa, espera comemorar o bicampeonato.

- A equipe está se despedindo da escola e queremos o título. Que, aliás, será o bi, pois ganhamos no sub-15, em 2013. O time é o mesmo desde aquela época, somos fortes e queremos encerrar bem a participação dessa geração - afirmou.

Campeão ou não, Lucas deixa um grande legado sobre a importância dos estudos para os demais estudantes da geração dele. E, como está no terceiro ano, espera repetir o bom desempenho na transição do ensino fundamental para o médio nas provas para o vestibular.





Voltar