O Colégio Loide Martha, de Caxias, foi o grande destaque da estreia do basquete de rua do Intercolegial 2013, disputado no estacionamento do restaurante McDonald’s, no Engenho de Dentro. Houve jogos apenas pela categoria jovem misto e a escola da Baixada venceu as duas partidas que disputou, com excelentes atuações.
A primeira fase da categoria jovem misto, na qual meninos e meninas jogam juntos, em trios, contou com seis colégios, divididos em dois grupos. Pelo regulamento os dois melhores colocados avançariam de fase.
Assim como o Loide Martha, Colégio Santa Mônica, ADN Master, do Méier, e Elpídio da Silva, de Padre Miguel, também se classificaram para as semifinais.
A escola de Caxias caiu na mesma chave da Eterj, de Santíssimo, e do ADN Master. Primeiro, venceu por 20 a 3 a Eterj e, depois, passou pelo colégio da Zona Norte com placar de 16 a 6.
– Em 2012, entramos fortes com o time masculino e fomos campeões (categoria livre masculino). Também fizemos boa campanha na categoria mista, mas este ano estamos mais bem preparados. Nos classificamos e vamos brigar entre os três – afirma Rodrigo Rizzon, técnico do Loide Martha.
ADN Master foi o outro colégio da chave que conseguiu passar de fase. Ficou com a segunda colocação, pois venceu o Eterj por 7 a 5.
Na outra chave, o tradicional Colégio Santa Mônica também fez bonito e foi outro a conquistar duas vitórias que garantiram o primeiro lugar do seu grupo. O atual heptacampeão seguido do Intercolegial derrotou por 6 a 3 o Elpídio da Silva e depois superou por 11 a 5 o Colégio Santa Clara, de Cordovil, carimbando sua classificação.
Na disputa da outra vaga, o Elpídio da Silva ficou em segundo lugar, pois venceu o Santa Clara por 9 a 8, no jogo mais equilibrado da rodada classificatória da categoria jovem misto do basquete de rua 2013.
FOTO: ARI GOMES