Estrela da Escola Municipal Pio X, de Jacarepaguá, Gabriel (à direita) mostra que tem futuro
Clique para ampliar

Um menino um tanto quanto tímido com as palavras, mas que se mostra bem diferente em quadra. Essa pode ser a definição de Gabriel Felipe, de 15 anos, um dos destaques da estreia do badminton no Intercolegial. O jovem, que estuda na Escola Municipal Pio X, de Jacarepaguá, e mora na Comunidade do Chacrinha, conheceu o esporte através de uma ação social e hoje é federado pelo Projeto Miratus.

— Comecei a praticar o badminton há cerca de quatro anos. Gostei bastante logo no primeiro contato. Hoje minha rotina se divide entre treinar pela manhã, ir à escola e voltar ao treino. Nessa segunda atividade, eu sempre chego atrasado porque começa às 17h e a aula só acaba às 17h30. Mas vamos conciliando e fazendo o que for possível para levar o badminton e as obrigações com a escola — conta o menino.

Gabriel garante que o badminton trouxe muito mais que apenas o aprendizado de como pegar na raquete e fazer os movimentos corretos para vencer o adversário. Além disso, o esporte pode fazê-lo mudar o rumo também profissional.

— O badminton me ensinou a ser mais organizado, disciplinado, ter mais foco. Ainda não sei para qual área vou prestar vestibular, mas educação física é uma delas, com certeza. Quem sabe não eu não possa passar à frente esses ensinamentos que estou tendo hoje?

As boas atuações de Gabriel foram fundamentais para que a Pio X chegasse ao vice-campeonato da categoria jovem federado. A escola municipal, aliás, fez bonito na Vila Olímpica Félix Miéli Venerando, em Honório Gurgel, onde a competição foi disputada, com mais três terceiros lugares: jovenzinho federado masculino; jovenzinho não federado feminino e jovem não federado feminino.





Voltar