Ex-atleta do Inter, Thiago Luiz comanda fora das quatro linhas a classificação do Mercúrio às quartas de final do futsal sub-15
A vitória do Mercúrio por 3 a 2 diante do Notre Dame, pela primeira rodada do futsal sub-15 não federado masculino, foi decidida apenas nos últimos segundos. O colégio da Pavuna chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo, mas viu os rivais reagirem e contaram com a calma do técnico Thiago Luiz para sacramentar o triunfo e avançar às quartas de final do Intercolegial 41 anos.
Sem esconder as dificuldades enfrentadas pelo Mercúrio, o professor enalteceu o trabalho do time adversário e comemorou muito o triunfo. Thiago (foto abaixo) espera que o resultado impulsione a tradicional escola ao topo.
— Nós conseguimos construir o jogo, mas, claro, não podemos deixar de citar o mérito do outro time também. É uma vitória que lava a alma, um trabalho muito longo, anterior ao meu como técnico. Tenho que agradecer quem veio antes também. Se Deus quiser será uma vitória que nos carregará para o título – afirmou o professor.
Apesar de ter controlar a partida na primeira etapa, o Mercúrio sofreu o empate no segundo tempo e quase viu a classificação escorrer pelas mãos. Nos minutos finais do jogo, a equipe teve a oportunidade de virar a parcial após marcação da cobrança de 10 metros. Diogo Oliveira, o camisa 10 da equipe, foi o escolhido para bater, mas não converteu.
Antes da cobrança, Thiago esbanjou confiança no jogador e o incentivou, com frases como: “Confio em você. É só fazer. Estou te esperando aqui para comemorar”. Mesmo sem Diogo balançar a rede, o técnico manteve a calma e disse que a vitória viria, mesmo que nos pênaltis.
As penalidades máximas, entretanto, não foram necessárias. Guilherme Bonifácio marcou nos últimos segundos do segundo tempo e levou os companheiros e o professor à loucura. O camisa 5 agradeceu ao apoio e confiança de todo o time e comentou sobre o gol no último lance.
— Sensação muito boa de fazer o gol decisivo e poder ajudar a equipe. Vamos com tudo para as quartas de final, foco total – finalizou Bonifácio.
Após o jogo, Thiago Luiz, que representou o colégio no Intercolegial como atleta por dez anos, explicou tamanha tranquilidade à beira da quadra.
— Querendo ou não, faz parte da idade esse nervosismo. Nosso papel é passar essa tranquilidade, até porque nós já vivemos essa experiência, sabemos da grandiosidade do Intercolegial. Passar essa calma aos jogadores faz parte do profissionalismo para conseguirmos o resultado.
Ex-aluno, o treinador está há quatro anos como professor das categorias da modalidade e busca o segundo título no sub-15, o primeiro como técnico principal. Na campanha vitoriosa de 2016, Thiago era auxiliar de Jefferson Lima, que também foi seu técnico. Em 2022, a escola foi eliminada pelo João Paulo I, atual campeão.
Como atleta, Thiago Luiz chegou à disputa de terceiro lugar, em 2009. Na decisão, porém, o Mercúrio perdeu para o Instituto Padre Leonardo Carrescia e encerrou a participação na quarta colocação.
Nas quartas de final, a equipe sub-15 não federada masculina do Mercúrio enfrentará o Censa, de Campos, que costuma ser muito forte nos esportes coletivos. A partida será realizada neste sábado, 27, às 14h, na Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, anexa ao GEO Nelson Prudêncio.
FOTO: Ari Gomes
Voltar