Ex-campeã do Inter e melhor lutadora de wrestling do Brasil, atleta olímpica Giullia Penalber fala de sua trajetória
Um dos principais destaques do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024 esteve presente na Festa de Encerramento do 42° Intercolegial Sesc/O Globo. A atleta de wrestling Giullia Penalber, e quinto lugar nas Olimpíadas de Paris deste ano, foi uma das grandes atrações do evento realizado no Circo Voador, na Lapa. Ex-aluna da Santa Mônica Rede de Ensino, escola que faturou o título lugar geral.
Dona da melhor colocação da história do wrestling brasileiro numa Olimpíada e medalhista de ouro no Pan-Americano de Santiago, em 2023, ela passou ensinamentos aos alunos e falou sobre a trajetória na instituição e dentro do próprio Inter, no qual já foi campeã.
— Foi muito legal poder vir aqui e entregar o prêmio para a Santa Mônica. Foi um dos grandes investidores no meu início de carreira, porque acabaram facilitando a vida dos meus pais. Por meio do esporte, consegui bolsa de estudos. Eles me abriram as portas para que eu pudesse continuar investindo. A escola foi quem me deu essa base para hoje viver o que eu vivo no esporte — ressalta Giullia.
Judoca pela rede de ensino há 20 anos, ela precisou mudar para o wrestling por conta de algumas alterações nas regras olímpicas de disputa. O começo foi de muita adaptação, mas este ano ela fez história em Paris. Disputou a medalha de bronze na categoria até 57 kg, mas, mesmo com a derrota, assegurou o melhor resultado do Brasil na modalidade na história dos Jogos.
— É na escola que tudo começa. Os professores que estão envolvidos nesse processo são importantes. E eu acredito muito no trabalho da educação aliado ao esporte. Você pode ter alguns valores que só o esporte vai te ensinar, nenhuma outra matéria. Sou suspeita para falar, mas o esporte te leva para o alto rendimento em outras áreas na vida — completou a lutadora.
Aos 32 anos de idade, Giullia começou no judô e conquistou títulos nacionais e internacionais na base, antes de migrar para o wrestling em 2012. Hoje, ela se recupera de uma cirurgia no ombro para voltar ao auge da forma e buscar classificação para os Jogos de Los Angeles, em 2028.
FOTO: Ari GomesVoltar