Excelente desempenho no xadrez garante ao Loide Martha a ponta da classificação geral, com 159 pontos
A disputa do xadrez apontou o Loide Martha como o novo líder do 42° Intercolegial Sesc/O Globo. O bom desempenho da escola de Caxias nos tabuleiros rendeu 78 pontos e a ponta da classificação geral, com 159. A Santa Mônica Rede de Ensino pulou de 99 para 151 e vem logo atrás, seguido pelo GEO Doutor Sócrates, com 81 pontos.
Numa modalidade com oito categorias, a regularidade pode fazer a diferença. E foi assim que o Loide Martha calcou o seu desempenho no xadrez, especialmente nas categorias masculinas, nas quais a escola faturou o título sub-15, o vice-campeonato sub-18 e o bronze sub-13, todos entre os não federados. As meninas fizeram bonito com o primeiro lugar no pódio sub-18 não federado.
O bom desempenho no skate garantiu a liderança até aqui na classificação geral do Inter 2024. O instituto mais famoso de Caxias figurou como a segunda força deste esporte na temporada, com três vice-campeonatos (sub-8 masculina; sub-14 feminina; e sub-18 feminina) e um bronze da sub-14 masculina.
Apesar de ter mantido um grande desempenho nos tabuleiros, a Santa Mônica não reinou como nas temporadas anteriores e viu o crescimento de outros adversários, como por exemplo o GEO Martin Luther King, da Praça da Bandeira. Os resultados no xadrez não foram suficientes para manter a ponta, mas deixaram a rede de ensino encostada no Loide Martha.
O atual vice-líder geral dos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil dominou as categorias federadas (livres), com os títulos tanto no feminino, como no masculino. Para fechar, a Santa Mônica ficou em segundo lugar na sub-13 não federada masculina.
Os tabuleiros alavancaram o GEO Doutor Sócrates, que chegou sem pedir licença ao top 3 do 42° Intercolegial. A escola da rede pública municipal, que fica em Guaratiba, levou os vice-campeonatos sub-18 não federado e sub-18 livre, ambos femininos, e pulou da oitava para a terceira posição, com 81 pontos.
Já o Pedro II caiu da terceira para a quarta colocação, com 77 pontos, a apenas quatro do GEO Sócrates. A tradicional instituição federal faturou o vice-campeonato do xadrez sub-18 livre masculino.
A quinta colocação é do GEO Martin Luther King, que se consolida a cada edição como uma força das peças brancas e pretas do Intercolegial. As meninas fizeram bonito no xadrez não federado, com o bicampeonato sub-13 e o bronze do sub-15, enquanto os garotos fecharam a tampa ganhando o título sub-13 e o bronze da sub-15.
Vale ressaltar que muita coisa ainda está por acontecer nesta temporada. Neste sábado (14), a partir das 10h, no Sesc Ramos, serão disputadas as semifinais do basquete. O Loide Martha briga por vagas em duas decisões e pode consolidar ainda mais a liderança. O GEO Sócrates está presente em um dos duelos.
Depois do basquete, haverá as disputas do handebol, do vôlei de praia e do vôlei. Oitava modalidade dos Jogos, o Intersólidario tem como prioridade ajudar a população mais necessitada, mas também soma pontos importantes na classificação geral, além de distribuir benfeitorias para as três primeiras escolas que mais arrecadarem alimentos.
Clique aqui e confira a classificação geral do 42° Intercolegial, uma realização do jornal O Globo, com apresentação do Sesc RJ e produção da Abadai.
Voltar