Família Arione: IFF Macaé chega à decisão do vôlei sub-18 graças a trabalho de base de seu técnico
Clique para ampliar

Imagine juntar garotos que nunca jogaram vôlei, montar um time do zero, em cerca de um ano, e chegar à final do Intercolegial logo em sua primeira participação. Parece roteiro de filme americano, mas essa é a história do treinador Arione Ferreira, estagiário de educação física do IFF Macaé, que está na final do sub-18 de vôlei masculino.

A equipe do jovem comandante, de apenas 22 anos, venceu o forte CEL, do Jardim Botânico, por 2 sets a 0 (25 a 17 e 25 a 22), no Sesc São João de Meriti, e se garantiu na decisão para enfrentar o forte time da Elite Rede de Ensino. Arione foi aluno do instituto federal da Região dos Lagos e voltou como estagiário, função na qual se encontrou rapidamente, sempre com a presença de um professor formado para acompanhar o seu trabalho e com o apoio da direção e de todos.

— Fui dar uma moral para o pessoal. Eu ensinei todo mundo da equipe a jogar vôlei do zero em um ano e meio. Ninguém sabia nada. Eu montei esse time em um ano e meio. É maneiro porque a gente descobriu talentos, lapidou alguns que não levavam jeito e agora jogam pra caramba. Isso é muito bom — contou o professor, reiterando o apoio total dos professores e da diretoria.

Time sensação da temporada no vôlei do Inter 2023, o IFF conta com grandes talentos individuais, como Tarzan, Japa e o ponteiro Ruan (foto acima), que falou com a nossa reportagem após a vitória sobre o CEL.

— A gente veio para esse campeonato com uma intenção: ganhar o título, mesmo sendo a primeira vez e sabendo que tem adversários muito fortes. Nosso time é uma família. O segredo é a amizade. Já passamos por muitas coisas juntos. Isso nos fortaleceu e nos transformou no que somos hoje. A nossa vibração é muito pela amizade, acho que dá para perceber isso. É isso o que faz o nosso time ser do jeito que é — explicou o jovem de 17 anos, que descreveu o treinador Arione como um pai.

Apesar da vitória, ninguém do IFF ficou satisfeito com o rendimento. O time, que eliminou o forte e atual campeão Garriga de Menezes nas quartas de final, entende que pode fazer mais e jogar melhor.

— Sendo sincero, não foi o que eu esperava. Ganhamos de dois a zero, mas não foi o que eu queria, não foi o que a gente sabe. Fiquei um pouco irritado, mas acredito que foi necessário para, na semana que vem, eles (jogadores) trabalharem para chegar bem à final. É muito gratificante chegar à decisão logo na primeira vez que estamos disputando o Intercolegial — finalizou o treinador Arione.

Na foto abaixo, a equipe sub-18 do IFF Macaé posa no ginásio do Sesc São João de Meriti.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar