Festa de Encerramento tem sucessos do rapper Caio Luccas, presença de personalidades do esporte e campeões no palco
Som na caixa, clima lá em cima, muita música e diversão. Não tinha como ser diferente. A Festa de Encerramento do 42° Intercolegial Sesc/O Globo foi sucesso absoluto. Fora da programação desde 2021, o retorno do tradcional evento foi realizado no Circo Voador, na Lapa, bairro boêmio do Rio, na tarde desta terça-feira (3), e contou com a participação de de alunos, além de professores e gestores das escolas participantes dos Jogos.
O show do rapper Caio foi o ponto alto da festa que comemorou o 42° ano seguido da competição mais tradicional entre estudantes do Brasil. Além disso, aconteceram as premiações do campeão geral e dos vencdores da categoria jovem, da categoria livre e do Intersolidário. Ao todo, foram 112 escolas inscritas e mais de 5 mil alunos que participaram, aprenderam e vivenciaram a temporada de 2024.
Entre as personalidades do esporte, estiveram presentes os ex-atletas de vôlei Giovane Gávio e Juciely, além da atleta olímpica Giullia Penalber, que levou o Brasil ao quinto lugar, melhor colocação do país na história do wrestling, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Giullia, aliás, participou do judô do Intercolegial pela Santa Mõnica Rede de Ensino.
— Para mim foi a realização de um sonho. Tentei muitos anos e sempre batia na trave. Foi um processo muito duro. Mas quando consegui chegar em Paris, foi uma consagração. A Olimpíada é o auge. Vi que tudo valeu a pena e fiquei muito feliz. Em cada luta que participei, eu estava na minha maior felicidade — contou Giullia aos alunos, no palco, antes da cerimônia de premiação.
Com 277 pontos, a Santa Mônica Rede de Ensino levou pela sétima vez seguida o título de campeã do Intercolegial e chegou a sua nona conquista geral. Em segundo lugar, com 243 pontos, veio o Loide Martha, de Caxias, e em terceiro, com 158, o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba.
A Santa Mônica também faturou os primeiros lugares nos pódios nas categorias livre (128 pontos) e jovem (104 pontos). Em segundo, respectivamente, o Loide Martha em ambas as categorias (102 pontos no livre e 100 pontos no jovem). Na terceira colocação da categoria livre, o Pedro II apareceu com 83 pontos. Já o bronze da categoria jovem ficou com o GEO Doutor Sócrates (97 pontos).
O ouro do Loide Martha veio no prêmio que é uma parceria do Intercolegial com o Mesa Brasil do Sesc. O Intersolidário começou em 2020 e atingiu a quinta edição com os alunos dos colégios participantes fazendo doações de alimentos. A escola campeã arrecadou 4.510 kg. Em segundo lugar, a Santa Mônica arrecadou 2902 kg e, em terceiro, o Centro Educacional Paes Barreto conseguiu 1356 kg.
Em cada escola que subia no palco para receber a premiação, em cerimônia comandada por Vanessa Riche, era possível sentir a emoção de estar no topo depois de mais de oito meses de disputas de sete esportes e de mais um Intersolidário. Ainda impactatdo pelo retorno da Festa de Encerramento, um dos eventos mais tradicionais do Inter, Roberto Garofalo, um dos idealizadores dos Jogos, fez elogios a mais uma temporada e deixou claro que já iniciou o planejamento para 2025.
— Feliz de estar aqui mais uma vez. São 42 anos e eu sempre agradeço. Estendo os agradecimentos ao jornal O Globo e ao Sesc pela confiança, agradeço aos professores e aos alunos por acreditarem no Intercolegial. Um bom 2025 e no ano que vem estaremos mais uma vez juntos — afirmou Garofalo.
FOTO: Ari GomesVoltar