Finais deste domingo consagram o Garriga de Menezes e o GEO Samaranch como bicampeões do vôlei sub-15 feminino e masculino, respectivamente
Clique para ampliar

O último dia do vôlei do 41º Intercolegial não poderia ter sido melhor. Com festa, emoção, tie-break e muita qualidade técnica de todas as equipes, foram definidos os pódios do sub-15 não federado nos naipes feminino e masculino, na manhã e início da tarde deste domingo (5), no Sesc São João de Meriti.

Entre os meninos, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, se sagrou bicampeão após derrotar o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, por 2 sets a 0 (25x20 e 25x21). Na disputa pelo bronze, o GEO Félix Venerando, do Caju, superou o Seice, de Caxias, também em sets diretos (25x11 e 25x20).

Já na sub-15 não federada feminina, foi a vez do Garriga de Menezes levantar a taça e chegar à conquista pelo segundo ano consecutivo. A escola de Jacarepaguá bateu por 2 sets a 1 o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, pelas parciais de 25 a 23, 22 a 25 e 15 a 13. Quarto colocado na última edição do Inter, o CEMM (Centro Educacional Meireles Macedo), de Guaratiba, venceu o GEO Juan Antônio Samaranch por 2 sets a 0 (25x21 e 25x19) e ficou com a medalha de bronze.

Os jogos

Em reedição da final sub-15 não federada feminina do Intercolegial 2022, o Garriga de Menezes levou a melhor diante do GEO Sócrates mais uma vez e se sagrou campeão da categoria no tie-break.

A primeira parcial, disputada em 40 minutos, foi um verdadeiro teste para cardíaco. Os sistemas defensivo e ofensivo das duas equipes funcionaram muito bem, e o equilíbrio foi a palavra que definiu o primeiro set. Camisa 10 da escola de Jacarepaguá, Mafê assumiu a responsabilidade, trancou a rede e sacramentou o 25 a 23.

O segundo set também foi muito disputado, mas ambas as equipes conseguiram abrir vantagem. A escola de Guaratiba chegou a ter 18 a 12 e levou a virada no 20 a 19, mas se manteve firme e empatou o jogo (25x22). Em um tie-break muito emocionante, Mafê conseguiu colocar a cabeça no lugar, superar o nervosismo e levar o Garriga ao bicampeonato.

Campeão do sub-15 não federado masculino no ano passado, o GEO Samaranch entrou em quadra para defender o título diante do Garriga de Menezes, também tradicional na modalidade. O confronto, como esperado, exigiu muito das duas equipes e foi definido no detalhe, depois de mais de uma hora de duelo.

Sem dois titulares, o Garriga improvisou nas posições e mostrou logo no início que lutaria independemente de qualquer coisa. Mas, do outro lado, Matheus e Enzo não queriam saber de tie-break e cresceram no momento decisivo fazer 25 a 20 no primeiro set.

Se o jogo começou disputado no set anterior, a segunda parcial foi de domínio absoluto do Garriga. Guilherme, camisa 3, engatou ótima sequência no saque e fez 6 a 0. A vantagem, porém, não durou muito tempo. Com o apoio incondicional da torcida, o GEO de Santa Teresa ressurgiu e virou o placar. A escola se manteve à frente do placar e administrou a partida para conquistar o bicampeonato.

A disputa pelo terceiro lugar da sub-15 masculina começou com um verdadeiro show de Lucas Nascimento no saque. O  GEO Félix também contou com o capitão Nico, que assumiu a responsabilidade na rede e ainda contou com os erros do Seice. O ponto do primeiro set veio com a invasão por baixo dos adversário, que foram superados por 25 a 11.

Com mais volume de jogo, a segunda parcial teve um início equilibrado e seguiu disputada ponto a ponto até a metade do set. Após uma infração no saque do Seice, a escola do Caju somou dois pontos e descolou do placar, obrigando a parada técnica. Sem grandes dificuldades, o time deslanchou e confirmou a vitória e o terceiro lugar após fazer 25 a 20.

O duelo pela medalha de bronze da sub-15 feminina foi uma verdadeira batalha. O CEMM e o GEO Samaranch entraram em quadra dispostos a dar show e protagonizaram longos rallys no primeiro set. Para desempatar o jogo e largar na frente, a escola de Guaratiba contou com a garra da Maria Alicia, que foi fundamental na vitória parcial por 25 a 21.

Similar ao set anterior, a segunda parcial não teve ampla vantagem para nenhum dos dois lados. Apesar de estar atrás no jogo, o time de Santa Teresa não abaixou a cabeça e seguiu buscando alternativas para deixar tudo igual e forçar o tie-break. Porém, o sistema defensivo e o side-out do Meireles Macedo foi eficiente e liquidou a partida em 25 a 19.

Resultados

Finalíssimas:

GEO Juan Samaranch 2 x 0 Garriga de Menezes  (sub-15 não federado masculino)

Garriga de Menezes 2 x 1 GEO Doutor Sócrates (sub-15 não federado feminino)

Disputas das medidas de bronze:

GEO Félix Miéli Venerando 2 x 0 Seice (sub-15 não federado masculino)

Centro Educacional Meireles Macedo 2 x 0 GEO Juan Antônio Samaranch (sub-15 não federado feminino)





Voltar